Governo recupera R$ 1,3 milhão sonegados nas vendas de etanol

Esquema envolvia oito postos de combustíveis de um mesmo grupo
Da editoria de economia
Publicado em 01/11/2017 às 15:38
Esquema envolvia oito postos de combustíveis de um mesmo grupo Foto: André Nery/Acervo JC Imagem


A Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE) divulga o resultado da Operação Avaxi, que investiga a distribuição irregular de etanol entre usinas do Estado e postos de combustíveis. Pelas contas da Sefaz foi recuperado o equivalente a R$ 1,3 milhão aos cofres públicos. A dívida se refere a era referente a dois milhões de litros de etanol comercializados indevidamente, sem o pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A ação foi realizada em parceria com a Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccot), que emitiu autos de infração para oito postos revendedores de um mesmo grupo empresarial. De acordo com a Secretaria, essa foi a maior autuação já realizada em um único varejista de combustíveis no Estado.
 

Para o diretor geral de Operações Estratégicas da Sefaz-PE, Cristiano Dias, o resultado da operação foi um marco no combate à sonegação no setor de combustíveis em Pernambuco. “Trata-se de um desfecho emblemático, ainda que parcial, pois é a maior autuação já realizada em um único grupo econômico do varejo de combustíveis em Pernambuco. A operação não ficou restrita apenas em estancar a prática da sonegação, mas também recuperamos o ICMS do etanol sonegado em 2015 pelos postos revendedores envolvidos”, afirmou.

SONEGAÇÃO

As autuações foram realizadas com base em provas adquiridas a partir da apreensão de computadores e outras mídias digitais. “Todo material digital apreendido na operação já foi analisado e a fiscalização prosseguirá com auditorias nas usinas envolvidas e em mais um posto revendedor, pertencente a outro grupo”, completou Cristiano Dias.

A Operação Avaxi foi iniciada em março de 2016, quando foram cumpridos 23 mandados judiciais de busca e apreensão e 14 conduções coercitivas em duas usinas nas cidades de Escada e Ribeirão, além de nove postos de combustíveis nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão, Abreu e Lima e Glória do Goitá. Além dessas, uma empresa transportadora também foi apontada como integrante do esquema de sonegação fiscal.

TAGS
combustíveis etanol SONEGAÇÃO secretaria da fazenda postos de combustíveis
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory