ELEIÇÕES 2022

Sem Ciro Gomes, Lula pode garantir vitória no primeiro turno, indica Paraná Pesquisa

A pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra a intenção de voto para a Presidência da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 06/07/2022 às 19:56
Notícia
X

A pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra a intenção de voto para a Presidência da República. O levantamento deste mês aponta que, sem Ciro Gomes (PDT) na disputa, Lula (PT) tem mais chances de vencer a disputa no primeiro turno.

No cenário amplo, com todos os pré-candidatos, Lula lidera com uma vantagem de seis pontos percentuais com relação a Jair Bolsonaro (PL). Tanto o ex-presidente quanto o atual mandatário oscilaram, dentro da margem de erro, com relação à pesquisa de junho.

Ciro Gomes, cuja pré-campanha deve ser cada vez mais assediada conforme aproxima-se o primeiro turno, continua sem empolgar e ainda figura com um dígito de intenção de voto. Confira o ranking:

  1. Lula (PT): 41,1%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 35,1%
  3. Ciro Gomes (PDT): 7,4%
  4. Simone Tebet (MDB): 2,2%
  5. André Janones (Avante): 1,5%
  6. Pablo Marçal (PROS): 0,6%
  7. Vera Lúcia (PSTU): 0,6%
  8. Felipe D'Avila (NOVO): 0,4%
  9. Luciano Bivar (UB): 0,3%
  10. Eymael (DC): 0,2%
  11. Sofia Manzano (PCB): 0,2%
  12. Leonardo Péricles (UP): 0,0%

A pesquisa testa um cenário reduzido, com menos pré-candidatos, e sem Ciro Gomes. Nesse caso, Lula atinge 44,4% de intenção de voto, enquanto seus adversários somam 42,1%. Isso indica que o petista poderia vencer a disputa já no primeiro turno da eleição de outubro.

Mais informações sobre a pesquisa eleitoral Paraná Pesquisas

Para a realização desta pesquisa, o instituto realizou entrevistas com 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 30 de junho e 05
de julho de 2022.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2% para os resultados gerais

Tags

Autor