Recife, Olinda e Jaboatão: IPTU 2019 tem aumento de 4,56%

As três cidades calculam o ajuste pelo IPCA, calculado entre novembro do ano passado e outubro deste ano
editoria de Economia
Publicado em 14/11/2018 às 11:44
As três cidades calculam o ajuste pelo IPCA, calculado entre novembro do ano passado e outubro deste ano Foto: Foto: Diego Nigro/JC Imagem


Os municípios do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes vão passar por um reajuste de 4,56% no IPTU 2019. As três cidades, que são as mais populosas da Região Metropolitana do Recife (RMR), calculam o valor do ajuste através do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado entre novembro do ano anterior e outubro do ano corrente. Apesar do aumento, as prefeituras oferecem descontos aos contribuintes com o pagamento do imposto em dia.

No Recife, que possui cerca de 400 mil imóveis registrados, os contribuintes adimplentes podem receber até 10% de desconto no pagamento em cota única. Quem optar por essa opção pode fazer o pagamento até o dia 10 de fevereiro de 2019. Já quem parcelar, tendo a possibilidade de dividir em até 10 meses, tem um abatimento de 5%. Estima-se uma arrecadação de R$ 400 milhões com as contribuições.

Outra forma de conseguir abatimento no imposto é voltada para os contribuintes que, até o dia 31 de outubro deste ano, incluíram o CPF ao solicitarem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Os beneficiados podem conseguir um desconto de até 50% no IPTU 2019, solicitando o benefício até 30 de novembro no site da prefeitura. Ele é garantido pela lei 17.408/2008.

Já a cidade vizinha, Jaboatão dos Guararapes, vai oferecer descontos para todos os contribuintes, sejam adimplentes ou inadimplentes. “Quem está em dia com a prefeitura pode receber abatimento de 30% na cota única. Já para aqueles que vão dividir, o desconto é de 20%. Para quem ainda tem pendência com a prefeitura, o desconto é de 10%”, afirma o secretário da Fazenda do município, César Barbosa. A expectativa é de arrecadação de R$ 80 milhões, referentes a 180 mil imóveis cadastrados. O prazo para pagamento com desconto cheio está previsto para 15 de fevereiro.

Para quem contribui em Olinda, o desconto é de 30% na cota única, teto estabelecido pela lei do Código Tributário do Município de Olinda (Lei Complementar 03/97). Para conseguir a redução, é preciso efetuar o pagamento até o dia 11 de fevereiro de 2019. Já para os contribuintes que preferem dividir, está prevista a dedução de 10%. A prefeitura da cidade conta com a arrecadação referente a 122 mil imóveis registrados.

MUTIRÕES

As prefeituras de Olinda e Jaboatão buscaram nos mutirões a saída para renegociar as dívidas do IPTU e do ISS. Em Olinda, os endividados com o imposto terão, entre 12 e 30 de novembro, a oportunidade de reduzir 100% sobre os juros. A prefeitura vai disponibilizar cinco pontos espalhados no município, de segunda a sexta-feira, para o mutirão. Na semana passada, os inadimplentes de Jaboatão dos Guararapes também puderam abater seus débitos, numa programação da Semana Nacional de Reconciliação.

TAGS
Jaboatão dos Guararapes olinda Recife IPTU 2019 IPTU
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory