'QUERO IMPACTAR'

Recife lança plataforma que permite doação do IR a causas sociais

Doações podem chegar em até 8% do imposto de renda das pessoas físicas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/07/2019 às 10:45
Foto: Reprodução
Doações podem chegar em até 8% do imposto de renda das pessoas físicas - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

A Prefeitura do Recife lançou nesta quarta-feira (10), a plataforma ‘Quero Impactar’ de financiamento coletivo. Ao invés de ser encaminhado ao Governo Federal, uma parcela do Imposto de Renda devido dos doadores será destinada a projetos sociais da cidade nas áreas de Cultura, Esporte, Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) ou Fundo do Idoso.

No Recife, o potencial para ser arrecadado através da alternativa é de cerca de R$ 115 milhões ao ano. A plataforma surge com o interesse de trazer mais recursos e engajar as pessoas a colaborarem para essas causas na cidade.

“A ideia é sensibilizar e incentivar doações a esses projetos, facilitando o processo de doação, pois a plataforma é online e totalmente transparente. Os doadores vão receber feedbacks de cada etapa do projeto já realizada por meio de fotos e vídeos recebidos no e-mail e divulgados no site”, afirma Alexandre Nápoles Filho, gestor do site Quero Impactar e assessor jurídico da PGM.

A ação é uma parceria entre a Procuradoria-Geral do Município (PGM), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMDIR), a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SETUREL) e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Percentual de Doação:

Podem ser doados até 8% do imposto de renda das pessoas físicas. Desses 8%, 6% podem ir para qualquer uma das áreas de Cultura, Esporte, Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) ou Fundo do Idoso, sendo possível doar 1% adicional ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - Pronas/PCD e 1% para o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica - Pronon.

Se as doações forem realizadas em 2019 (até 31/12), as pessoas físicas poderão descontar até 6% do imposto devido na declaração. Essa declaração deve ser feita no modelo completo. No caso Doações realizadas entre os dias 01/01 a 30/04, as pessoas físicas podem descontar até 3% do imposto de renda devido na declaração (modelo completo). Quem tem imposto a restituir também pode fazer a doação e ainda se beneficiar com o aumento do valor da restituição. O contribuinte receberá a restituição acrescida de igual porcentagem doada, corrigida pela taxa básica de juros (Selic).

As pessoas Jurídicas podem deduzir até 1% do imposto de renda, no caso de empresas que são tributadas por lucro real.

Como doar

A grande inovação da plataforma é que não há qualquer custo ou pagamento de taxa pelo proponente do projeto que divulgar no site Quero Impactar. Qualquer pessoa física ou jurídica no Brasil poderá doar para projetos de Recife. É só acessar o site www.queroimpactar.com.br conferir os projetos e doar.

Últimas notícias