GPTW

Diversidade: empresa feita para todas as pessoas

Consultoria GPTW incentiva diversidade como característica necessária nos negócios

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/07/2019 às 8:30
Divulgação
Consultoria GPTW incentiva diversidade como característica necessária nos negócios - FOTO: Divulgação
Leitura:

Um bom lugar para trabalhar é um lugar para todos. É com essa ideia de “For All” (para todos) que a consultoria GPTW incentiva a diversidade dentro dos negócios para uma mudança não só estrutural, mas na percepção dos funcionários em relação às empresas também.

“Quando falamos de diversidade nas equipes, aplicada ao corporativo, temos que pensar na composição Brasil. Somos um país diverso em gêneros, orientações sexuais, diferentes etnias, condições de mobilidade, de saúde, de pessoas diferentes que devem ser refletidas no ambiente corporativo também”, explica a diretora executiva do GPTW PE/AL, Danielle Maciel.

Essa diversidade que Dani destaca é levada para consultoria como forma de estar presente nas empresas não apenas na hora da contratação, mas nas oportunidades internas também, numa transformação que aplica a diversidade como parte da cultura organizacional.

A Thoughtworks, consultoria global de software, é um exemplo de negócio que incluiu a diversidade dentro dos seus pilares de desenvolvimento de forma institucional.

“As nossas ações são pensadas e direcionadas à construção de um ambiente diverso, não só na perspectiva da representatividade nas diversas hierarquias, como para prover um ambiente seguro  no qual os grupos minorizados se sintam confiantes, respeitados e acima de tudo livres para  exercerem, assumirem e reafirmarem sua identidade”, conta Geociano Souto, líder do programa Desenvolve da ThoughtWorks, que destaca também a necessidade de aliar a diversidade com crescimento interno na empresa. “Quando a gente fala sobre ambiente seguro para diversidade, falamos sobre ter um ambiente para que as pessoas possam crescer, se desenvolver e se sentir acolhidos pela organização”, completa.

A ThoughtWorks, que foi criada já com uma cultura organizacional focada em pessoas,busca a diversidade a partir dos seus processos de recrutamento. A empresa possui iniciativas voltadas para a inclusão profissional de pessoas que façam parte de grupos minorizados com recortes raciais, de gênero, PCDs e para a comunidade LGBTQ+. "Para isso, levamos em conta toda a experiência que possa acolher esses recortes durante o processo seletivo. Essa inclusão nas nossas contratações reflete de imediato na cultura da empresa", detalha Geociano.

“Temos um ambiente muito mais rico e profundo porque trabalhamos com diversidade, uma vez que precisamos considerar as pessoas, ter o elemento de escuta muito forte para desconstruir preconceitos e vieses inconscientes. É preciso estar muito aberto a construir junto e ter empatia, transformando o clima da empresa num ambiente de troca e de aprendizado sobre pessoas”, explica.

Essa transformação provocada pela diversidade nas empresas é que faz o GPTW insistir numa cultura organizacional for all (para todos) como prática nos seus atendimentos. A consultoria, que premia anualmente as melhores empresas para trabalhar, leva em consideração à avaliação dos funcionários, além das práticas culturais das organizações para lançar o ranking.

Inscrições abertas

Até 15 de julho as empresas interessadas em participar do prêmio GPTW podem se inscrever por meio dos endereços [email protected] ou www.gptw.com.br. É preciso ter pelo menos 30 funcionários, CNPJ registrado em Pernambuco e ser certificada pela consultoria. O prêmio é dividido em três categorias com pequenas, médias e grandes empresas passando por diversos setores econômicos. Para mais informações sobre como conseguir a certificação, as empresas podem entrar em contato pelo mesmo e-mail das inscrições ou pelo telefone (81) 98217-7564.

Últimas notícias