OLHO D´ÁGUA

O doce sabor da vitória

Em 2018, Olho D’Água produziu 240 mil toneladas de açúcar

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/07/2019 às 8:00
Divulgação
Em 2018, Olho D’Água produziu 240 mil toneladas de açúcar - FOTO: Divulgação
Leitura:

O doce está no paladar mais genuíno dos pernambucanos. Tem o famoso bolo de rolo, o tradicional Souza Leão, a pamonha, a cocada, sem falar no alfenim e no suspiro, que são puro açúcar - e o povo adora! Para a base de todo este cardápio, um rótulo tem chamado atenção do consumidor. Olho D’Água foi citado por 13% dos entrevistados do JC Recall de Marcas 2019, quando perguntados qual a marca de Açúcar mais lembrada, conquistando o primeiro lugar na categoria.

Mas como se diferenciar em um ingrediente tão comum na cultura do país? O segredo está no cuidado e compromisso com a qualidade. “Sabemos que açúcar é um produto que pouco pode se diferenciar pelas marcas. Acreditamos que o que nos faz diferentes é o padrão de qualidade, a variedade de tipos, cada um para determinado uso ou consumidor, e a capacidade de distribuição, que nos coloca nos mais diversos tipos de gôndolas”, comenta o diretor comercial do Grupo Olho D’Água, Alcemilton Sabino Maciel.

O grupo - que também atua na produção de etanol, aguardente, álcool neutro e álcool especial para a indústria farmacêutica - foi fundado em 1920, no município de Camutanga, na Mata Norte de Pernambuco, pelos empresários Artur Tavares de Melo, Samuel Hardman e José Hardman. De lá para cá, não parou de investir e inovar. “Tratamos a inovação a partir do plantio da cana, buscando métodos e processos mais produtivos, sem perder de vista a sustentabilidade. Investimos também em equipamentos e em diferentes tipos de açúcar para ampliar as opções de escolha do consumidor”, explica o diretor comercial.

E a inovação é política permanente dentro da Olhod’Água. “Recentemente, o grupo iniciou um projeto piloto em 250 hectares para desenvolvimento da irrigação por gotejamento, uma das formas mais eficientes de entrega de água e nutrientes para o cultivo”, acrescenta Maciel. Os resultados estão em acompanhamento.

Entre funcionários efetivos e safristas, o grupo conta com cerca de 6.600 colaboradores. Somente em 2018, todo esse pessoal foi responsável pela produção de cerca de 240 mil toneladas de açúcar. O grupo, que tem usinas em Pernambuco, na Paraíba e no Piauí e capacidade de moer 4,5 milhões de toneladas de cana, não deixa de lado a preocupação com a preservação do meio ambiente. “Essa é uma preocupação do Grupo Olho D’água emtodos os seus quase cem anos de história. Como um bom exemplo disso, destacamos o destino que damos à vinhaça, resíduo gerado pelo processo produtivo do etanol. Obedecemos os padrões e todos os critérios estabelecidos pelas leis ambientais. No fim das contas, toda a vinhaça gerada é reaproveitada como fertilizante das lavouras”, salienta o diretor. Outro exemplo de como o Olho D’Água se preocupa com o meio ambiente é o programa desenvolvido pela marca para a plantação de matas ciliares nas margens de córregos, barragens e nascentes.

Para ficar na memória do público, o grupo tem a Aporte.Biz como responsável pelas campanhas de mmarketing. “O desafio da agência tem sido buscar conexões e a preferência do consumidor com investimentos relativamente baixos em comunicação. E os resultados têm sido positivos. O Prêmio JC Recall de Marcas é um ótimo exemplo disso”, observa Maciel. “A gente sabe também que o marketing vai além da comunicação. Outros fatores contribuem para nossos resultados, como a presença nos pontos de vendas e as inovações nas linhas de produtos”, finaliza.

Últimas notícias