O presidente Michel Temer emitiu nota oficial na manhã desta terça-feira (29) em solidariedade aos familiares e amigos da equipe de futebol Chapecoense, vítima de acidente aéreo nesta madrugada, quando viajava para campeonato na Colômbia.
"Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade", disse o presidente na nota. "Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível. A Aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados", completou Temer, informando ainda que "o governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional".
Já o Governo de Santa Catarina emitiu nota dizendo brevemente que "lamenta profundamente a tragédia com a delegação da Chapecoense, jornalistas e tripulação do voo". "Solidariedade às famílias", completa o comunicado.
Um total de 76 pessoas morreram e cinco foram resgatadas com vida após um acidente de avião na segunda-feira à noite perto de Medellín, em um voo fretado que transportava a equipe da Chapecoense, que disputaria na quarta-feira a final da Copa Sul-Americana contra o colombiano Atlético Nacional. No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes.
O chefe da polícia de Antioquia, general José Acevedo, afirmou à rádio Caracol que apenas cinco pessoas foram retiradas com vida do acidente aéreo. As autoridades anunciaram que os sobreviventes resgatados eram os jogadores Alan Ruschel, Marcos Danilo Padilha e Jacson Ragnar Follmann, dois tripulantes e um jornalista.