De acordo com a revista France Football, a Fifa pode proibir o empréstimo de jogadores entre clubes. A ideia surgiu a partir do estudo das novas regras que a entidade vem fazendo. Os responsáveis por reverem as normas de empréstimos chegaram a conclusão que esse tipo de negócio está tomado por especulações.
Para a Fifa, essa prática acabou tendo desdobramentos danosos ao futebol. Em tese, os empréstimos deveriam ser feitos para dar mais "rodagem" aos jogadores que não vêm sendo aproveitados por seus clubes de origem. Ao invés disso, porém, a entidade máxima do futebol entende que a cessão de atletas é feita, em sua maioria, para gerar benefícios ao clube detentor dos direitos do desportista. É que, em muito casos, as transações envolvem pagamentos.
Dois dos clubes europeus que mais emprestam jogadores são o italiano Juventus e o inglês Chelsea. A Velha Senhora tem 41 atletas cedidos a outras agremiações e o Blues 22.
Ainda de acordo com a publicação, a medida já vem sendo estudada há meses, e pode ser proposta na próxima reunião do Comitê Executivo, em outubro.