Automobilismo

Pernambucano é vice-campeão da F4 Americana

Kiko Porto assegurou o resultado no primeiro ano em que disputou a categoria

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/11/2019 às 17:37
Gavin Baker/Divulgação
Kiko Porto assegurou o resultado no primeiro ano em que disputou a categoria - FOTO: Gavin Baker/Divulgação
Leitura:

No primeiro ano em que disputou todas as etapas da F4 Americana, o piloto pernambucano Kiko Porto (Petromega/DEForce Racing/Speed Group) conseguiu fazer o Brasil ocupar lugar de destaque no encerramento da temporada 2019. No último final de semana, Kiko confirmou o vice-campeonato da categoria, apesar de todos os problemas enfrentados no Circuito das Américas, em Austim. No sábado (2), precisou abandonar a primeira bateria. Na segunda, realizada no domingo (3), que foi uma das preliminares do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, o pernambucano garantiu o quinto posto e assegurou o segundo lugar na temporada. 

Com o australiano Joshua Car, já campeão por antecipação, a única possibilidade de Kiko era a briga pelo segundo posto na classificação de pilotos. Para isso, ele travou disputa direta como norte-americano Christian Brooks, que vinha em terceiro na classificação geral. Na corrida 1, o piloto brasileiro largou em 8º e conseguiu, em poucas voltas, alcançar a liderança da prova, mas acabou caindo para a segunda posição. Antes da bandeirada, porém, um toque na traseira fez o piloto do carro 12 da DEForce Racing abandonar a prova.

 Na corrida 2, largando em 14º, Kiko Porto fez prova de recuperação e conseguiu cruzar a linha de chegada em 7º. Com as penalizações de dois pilotos à sua frente, acabou em 5º, marcando 10 pontos. Esse saldo foi suficiente para o pernambucano conquistar o vice-campeonato.

“Aquele toque na corrida 1, quase colocou nosso ano a perder, mas na corrida 2 consegui me recuperar e marcar esses pontos que me deram o vice-campeonato. Já que não era mais possível alcançar o Joshua, eu e minha equipe queríamos muito essa posição na classificação. Agradeço a Deus, a minha família pelo apoio, a todos que torcem por mim e a minha equipe, DEForce Racing, pelo trabalho durante todo o ano. Que 2020 seja ainda melhor. Vêm novos planos por aí, que em breve posso revelar”, comentou Kiko Porto, logo após o resultado da prova, em Austin.

Confira a classificação do Campeonato de Pilotos da F4US:

1) Joshua Car – AUS: 299

2) Kiko Porto – BRA: 220

3) Christian Brooks (R) – EUA: 209

4) Jose Blanco – PRI: 158

5) Arthur Leist – BRA: 154

6) Guilherme Peixoto (R) – BRA: 107

7) Dylan Tavella – EUA: 73

8 ) Teddy Wilson – GBR: 69

9) Chandler Horton – EUA: 44

10) Nick Hays – EUA: 55

Últimas notícias