Yane Marques

Yane Marques se prepara para novo ciclo: a maternidade

Ex-pentatleta e atual secretária-executiva de Esportes da Prefeitura do Recife comenta sobre a nova experiência na vida

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 09/12/2019 às 7:03
Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

A expectativa para o nascimento de Maya é proporcional ao barrigão da ex-pentatleta e atual secretária-executiva de Esportes da Prefeitura do Recife, Yane Marques. Com 38 semanas de gravidez, ela aproveita o final do ano para encerrar os compromissos de sua agenda como gestora em 2019. Nas últimas semanas, transitou entre instituições para apresentar as ações e projetos esportivos na capital pernambucana. Agora, a concentração se volta para a chegada de Maya, sua primeira filha. Todos os detalhes já foram minuciosamente planejados: malas prontas, primeira roupa separada e a lista de ligações para a hora do parto.

Brenda Alcântara/JC Imagem
Yane Marques aguarda o nascimento de Maya - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Esta é a primeira gravidez da ex-pentatleta e atual secretária-executiva de esportes da prefeitura - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Yane garantiu que Maya será estimulada a praticar esportes - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
A bebê já tem bicicleta, roupão para natação e tênis - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
A expectativa é que o nascimento aconteça na última semana de dezembro de 2019 - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Todos os detalhes estão prontos para a chegada do bebê - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
A maternidade é o maior sonho de Yane - Brenda Alcântara/JC Imagem

Quando fala sobre Maya, Yane é puro carinho. Destaca que a maternidade é um sonho antigo e que foi adiado durante muitos anos por conta da carreira no alto rendimento do pentatlo moderno. “Este é um momento que sonhei muito, planejei muito. Eu que vivi do esporte muito intensamente, precisei adiar o sonho de ser mãe. Agora, acredito eu que no melhor momento de minha vida, estou à espera de Maya para viver esta experiência de ser mãe, de ser exemplo, de ser referência. De conseguir cumprir a missão de educar, que eu sei que não é fácil. Mas está tudo pronto. Toda a família está esperando. Nós especialmente. Eu e Renato, o pai, estamos esperando com muito carinho e com muito cuidado. Ela já é super bem-vida. Está tudo pronto. Pode chegar, filha”, comentou a ex-pentatleta.

 

 

O NASCIMENTO

O nascimento de Maya está previsto para a última semana de dezembro, mas Yane acredita que ela pode chegar a qualquer momento. No quarto do bebê, as malas estão prontas com todas as roupas sinalizadas, acessórios e utensílios de criança. Na sala de Yane, na Prefeitura, uma lista de contatos também está preparada para ser acionada. Detalhe, na ordem de preferência das ligações. “É o telefone da fotógrafa, ligar para a moça responsável pelo bolo, entre outros. Capricorniana que sou, toda metódica, já deixei tudo organizado. Lógico que pode ser que alguma coisa saia do planejado, mas, na medida do possível, eu estou tentando planejar tudo. Como eu quero parto normal, ela é quem vai dizer o momento”, pontuou a mãe de primeira viagem.

Para viver a experiência da maternidade, Yane vai tirar a licença garantida por lei, mas não pretende se afastar por completo de suas funções. A secretária-executiva vai se dedicar integralmente à filha nos primeiros meses de 2020. Depois, quer dividir as atenções com os compromissos da pasta esportiva. Ela confessou que não sabe como a dinâmica vai funcionar, mas o planejamento prevê seu retorno entre março e maio. “Quero acompanhar tudo porque vamos entrar em um ano importante. Com entrega de projetos e continuidade do trabalho que venho desenvolvendo nos últimos três anos”, observou, referindo-se ao ano das eleições, marcadas para 4 de outubro. Yane fechará o primeiro ciclo como gestora de Esportes da Prefeitura do Recife.

 

Ver essa foto no Instagram

Combateremos qualquer combate e nossa Maya terá muito orgulho da gente! Meu amor @renatoxavierb ?? (???? @rafaelacarrilhofotografia )

Uma publicação compartilhada por Yane Marques (@pentayane) em

 

 

De lá para cá, ela administrou a aposentadoria no pentatlo moderno, a transição de carreira e a nova função como gestora. A maternidade veio para marcar o início de um novo ciclo de vida. Entre as lições que Maya vem ensinando, ainda na gestação, Yane aponta a responsabilidade de ser referência como a principal delas. “Realmente são muitas lições. Mas certamente uma das principais é a responsabilidade. Tudo que está em volta. O sonho. A expectativa. A espera. Aqui tem uma nuvenzinha dizendo que eu tenho uma responsabilidade danada de trazer um ser para o mundo, de cuidar dessa pessoa, de educar, de ensinar valores, de ensinar princípios. Para ela ser um ser humano do bem”, explicou Yane, que completou. “Essa responsabilidade eu tenho comigo e eu vou tentar trilhar meu caminho junto com ela para que ela seja uma menina maravilhosa. Ela vai ter exemplo. E eu espero que ela corresponda”, falou.

MAYA ATLETA

Toda disciplina apresentada por Yane é resultado de sua vivência esportiva no pentatlo moderno, modalidade que ela foi a principal representante do País durante muitos anos. O esporte, de forma geral, é tão positivo, que Yane confirmou que Maya receberá todos os estímulos para se tornar uma atleta. Em seu quarto é possível observa mais detalhes: uma bicicleta na cor laranja, um roupãozinho para os dias de natação e um minitênis. “Ela vai ser muito estimulada aos esportes. Vai poder escolher o que vai fazer, mas vai ter que fazer alguma coisa. Não sei se ela vai ser atleta. Adoraria que ela escolhesse viver a experiência que vivi como atleta. Mas se não quiser ser atleta profissional ou competir, ela precisa viver a experiência com o esporte porque vale muito a pena. O pai dela gosta muito de esporte e foi atleta também. Ela vai ter esse estímulo e acredito que vai ser natural”.

Não à toa, a ex-pentatleta apresenta uma história muito rica no cenário esportivo nacional. Entre tantos títulos, conquistou a primeira medalha do pentatlo moderno feminino em Olimpíadas, com o bronze nos Jogos de Londres, em 2012. Atuando nos bastidores dos esportes, ela também é destaque com a execução de projetos que estimulam a prática de atividades físicas na cidade. Programa de Esportes no Compaz, Jogos Paralímpicos, Programa Recife Esportes de Rendimento e o Recife Corre são algumas ações que marcam a trajetória de Yane na pasta. Para 2020, há mais planejamento. Ela lidera programas como Reeducando, que oferecerá aulas de exercícios físicos e esportes para pessoas em estado de reclusão, Mãe Coruja – 1ª Infância, projeto que está na fase final e pretende atender mães e filhos, e, por fim, a Lei de Incentivo ao Esporte Municipal, que está em processo de aprovação do Executivo.

Ver essa foto no Instagram

Pausa na caminhada DETOX para uma breve contemplação... @renatoxavierb e ???????? Maya ??

Uma publicação compartilhada por Yane Marques (@pentayane) em

Últimas notícias