Apesar do histórico desfavorável, o Sport tem algumas vitórias emblemáticas em cima do São Paulo, adversário desta quarta (14/6), pela 7ª rodada do Brasileirão. A principal delas, sem dúvida, foi o 5x2 em 1994 sobre o treinado por Telê Santana, que tinha acabado de se sagrar campeão mundial, derrotando o Barcelona, em Tóquio, por 2x1.
Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1994, o Sport, que tinha uma boa safra de jovens jogadores, como Leonardo, Chiquinho e Juninho Pernambucano, foi amplamente superior. E as promessas leoninas brilharam naquele 1º de novembro, quando 30.249 mil pessoas estiveram presentes na Ilha do Retiro para prestigiar o espetáculo.
O lateral-esquerdo Dedé abriu o placar logo aos oito minutos com um chutaço de fora da área. Leonardo, na época com apenas 20 anos de idade, anotou o segundo tento leonino após Juninho ajeitar com o peito. No final do 1º tempo, o volante Axel descontou para o Tricolor Paulista. Mas ainda houve tempo para o centroavante Fábio, aproveitando o rebote, fazer o terceiro.
Na etapa final, apesar da vantagem, o Sport não tirou o pé do acelerador. A filosofia foi a mesma. E o quarto gol rubro-negro no jogo veio num contra-ataque. Fábio, outra vez, tocou na saída de Zetti para fazer mais um e levar o torcedor ao delírio nas arquibancadas. Não parou por aí.
Após cruzamento da direita, Juninho estufou as redes paulistas para fazer 5x2 a favor do Sport. O gol coroou a grande atuação do meio-campista na partida. Nos minutos finais, o São Paulo ainda diminuiu. Caio Ribeiro bateu firme de fora da área e descontou com um golaço, dando números finais ao placar.
Como citado no início da matéria, o Sport leva desvantagem em confrontos com o São Paulo através da história. Em 41 jogos disputados, o rubro-negro conquistou nove vitórias, contra 24 do Tricolor Paulista. Outras oito partidas terminaram empatadas.