O dia em que o Sport atropelou o São Paulo campeão mundial

Há quase 23 anos, o Sport conseguia sua vitória mais expressiva em cima do São Paulo, então treinado por Telê Santana
Felipe Holanda
Publicado em 14/06/2017 às 10:37
Há quase 23 anos, o Sport conseguia sua vitória mais expressiva em cima do São Paulo, então treinado por Telê Santana Foto: Reprodução/Internet


Apesar do histórico desfavorável, o Sport tem algumas vitórias emblemáticas em cima do São Paulo, adversário desta quarta (14/6), pela 7ª rodada do Brasileirão. A principal delas, sem dúvida, foi o 5x2 em 1994 sobre o treinado por Telê Santana, que tinha acabado de se sagrar campeão mundial, derrotando o Barcelona, em Tóquio, por 2x1.

Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1994, o Sport, que tinha uma boa safra de jovens jogadores, como Leonardo, Chiquinho e Juninho Pernambucano, foi amplamente superior. E as promessas leoninas brilharam naquele 1º de novembro, quando 30.249 mil pessoas estiveram presentes na Ilha do Retiro para prestigiar o espetáculo.

O lateral-esquerdo Dedé abriu o placar logo aos oito minutos com um chutaço de fora da área. Leonardo, na época com apenas 20 anos de idade, anotou o segundo tento leonino após Juninho ajeitar com o peito. No final do 1º tempo, o volante Axel descontou para o Tricolor Paulista. Mas ainda houve tempo para o centroavante Fábio, aproveitando o rebote, fazer o terceiro.

Na etapa final, apesar da vantagem, o Sport não tirou o pé do acelerador. A filosofia foi a mesma. E o quarto gol rubro-negro no jogo veio num contra-ataque. Fábio, outra vez, tocou na saída de Zetti para fazer mais um e levar o torcedor ao delírio nas arquibancadas. Não parou por aí.

Após cruzamento da direita, Juninho estufou as redes paulistas para fazer 5x2 a favor do Sport. O gol coroou a grande atuação do meio-campista na partida. Nos minutos finais, o São Paulo ainda diminuiu. Caio Ribeiro bateu firme de fora da área e descontou com um golaço, dando números finais ao placar.

HISTÓRICO

Como citado no início da matéria, o Sport leva desvantagem em confrontos com o São Paulo através da história. Em 41 jogos disputados, o rubro-negro conquistou nove vitórias, contra 24 do Tricolor Paulista. Outras oito partidas terminaram empatadas.

TAGS
Campeonato Brasileiro Leonardo Juninho Pernambucano São Paulo Futebol Clube Sport
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory