Vacina contra a dengue pode ficar pronta um ano antes do previsto

Representantes do laboratório se reuniram nesta quarta-feira (25) com diretores da Anvisa para apresentar os resultados já obtidos
Folhapress
Publicado em 25/03/2015 às 22:33
Representantes do laboratório se reuniram nesta quarta-feira (25) com diretores da Anvisa para apresentar os resultados já obtidos Foto: Foto: Arquivo/Wikipédia


A vacina contra a dengue pode chegar ao mercado um ano e meio antes do previsto caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dê aval para acelerar o processo, afirma o Instituto Butantan, que pesquisa o insumo.

Inicialmente, a vacina estava prevista para ser concluída no primeiro semestre 2018. Com a antecipação, a ideia é que isso ocorra ainda no final de 2016.

Representantes do laboratório se reuniram nesta quarta-feira (25) com diretores da Anvisa para apresentar os resultados já obtidos com a vacina, ainda em fase de testes.

O grupo deve entregar um dossiê à agência na próxima semana e pedir que seja adiantada a última fase da pesquisa - o que pode fazer com que 12 mil doses da vacina sejam aplicadas em jovens e adultos voluntários ainda em maio deste ano, segundo o diretor-substituto do Butantan, Marcelo de Franco.

Caso a proposta de "acelerar" a pesquisa seja aprovada pela Anvisa, o instituto planeja produzir mais doses ainda neste ano.

Segundo Franco, a ideia de antecipar a vacina ocorre devido aos resultados positivos de segurança e à possibilidade de obter mais voluntários "diante de uma situação de emergência" em São Paulo, que vive o avanço dos casos de dengue.

A aplicação, no entanto, não poderia reduzir o número de casos já no início deste ano, afirma. "Não se poderia ter uma produção grande para atender a população. Mas podemos fazer a fase 3 [última fase de pesquisa] em áreas com maior incidência de dengue até para ter um melhor estudo de eficácia."

Para ele, os resultados devem surgir a "médio prazo". "Não é para fazer o combate a dengue agora. É para ter um produto mais célere e com eficácia já a partir do ano que vem."

Procurado, o diretor-presidente da Anvisa, Jaime Oliveira, disse que a agência dará prioridade ao caso assim que receber um pedido oficial na próxima semana. "Somente com os dados concretos podemos fazer uma avaliação", afirma.

TAGS
combate dengue vacina
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory