Um paciente idoso do Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), na Região Central do Rio Grande do Sul, agradeceu o atendimento de um técnico de enfermagem em um guardanapo. No papel, ele diz que o profissional “É bom” porque tem “paciência pra dar banho”. Recentemente, em outro gesto de solidariedade, agora em Salvador, um maqueiro colocou uma paciente no colo e cantou para ela se acalmar.
O recadinho foi escrito para Eduardo de Campos, que relatou o agradecimento na sua página do Facebook. “Medicamentos aliviam a dor, tratam infecções, acalmam os nervos, mas nada supera o cuidado”, disse o técnico que também é formado em enfermagem.
Na publicação, Eduardo ainda fez um apelo aos estudantes e novos profissionais da sua área pra não se deixarem corromper. “Não se contaminem com os que já perderam a flexibilidade ou nunca tiveram, para que não se contaminem com os 'mecanizados', para que se coloquem no lugar dos outros, coisas que às vezes até eu esqueço de fazer”, disse.
Em outra postagem, horas depois, comentando a repercussão da atitude, o enfermeiro disse que não fez nada de “exuberante”. “Trato bem até quem não merece, com certeza tratarei melhor ainda quem está necessitando de cuidado e atenção. Que eu não perca o equilíbrio em meio aos desequilibrados”, pontuou.
O idoso de 84 anos tem sequelas neurológicas e deu entrada no Pronto Socorro em virtude de uma fratura de fêmur.