Além da superlua, outro evento raro poderá ser observado no céu de São Paulo na noite desta segunda-feira (14), entre às 22h30 e 23h30. O Antonov Mriya An-225, maior aeronave em atividade do mundo, vai pousar no aeroporto de Viracopos, em Campinas, trazendo um transformador de 155 toneladas que vai tirar uma cidade chilena inteira da escuridão. Segundo o aeroporto, esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.
Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de 1,5 mil pessoas. O avião tem oitenta e quatro metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e 175 toneladas (sem carga ou combustível). Inclui 32 rodas, seis motores e a capacidade de carregar o peso equivalente a mais de sete Boeings 737, o mais comum da aviação comercial.
Assim como aconteceu quando a Emirates voou de Dubai para Guarulhos com o A380, a chegada do Antonov deve atrair curiosos apaixonados por aviação. Além do Antonov, outros aviões icônicos também devem passar por Guarulhos amanhã, como o Boeing 757 da banda Guns N’ Roses, o trijato MD-11F, cuja versão de passageiros era usada pela Vasp em voos intercontinentais, e o também soviético Ilyushin IL-96, num voo fretado da Cubana de Aviación.
O pouso do Antonov não afeta a operação regular do aeroporto, mas requer cuidados especiais. O pátio precisou ser redesenhado, já que a operação de carregamento deve ocupar o espaço de sete aeronaves. Em 2015, o aeroporto passou por obras de alargamento das pistas para receber aviões de grande porte, como o An-225 e o Airbus A380, o mvaior avião de passageiros do mundo. Sem a reforma, a única alternativa seria transportar o transformador pelo mar – as estradas dos Andes não comportariam um caminhão grande o suficiente. A operação será transmitida pelo Facebook da concessionária.
Herança soviética
Durante a Guerra Fria, enquanto os americanos transportavam o Space Challenger num Boeing 747 de 1966 e adaptado pela Nasa, os soviéticos desenvolveram seu próprio gigante para carregar o ônibus espacial Buran pelos ares (foto). Foi aí que, em 1988, surgiu o primeiro e até hoje único exemplar do AN-225 Mriya. Após a queda da União Soviética e o cancelamento do seu programa espacial, o AN-225 sucumbiu por anos em um cemitério de aviões na Ucrânia. Só em 2001 um grupo de empresários russos decidiu reformá-lo.