Sonda Philae, que aterrissou em cometa, envia sinais após 7 meses

Ela enviou cerca de 300 pacotes de dados até a Terra por meio de sua nave-mãe Rosetta
Da Folhapress
Publicado em 14/06/2015 às 10:41
Ela enviou cerca de 300 pacotes de dados até a Terra por meio de sua nave-mãe Rosetta Foto: Foto: MEDIALIAB / ESA / AFP


Depois de sete meses, o módulo Philae despertou de sua hibernação sobre um cometa e se comunicou com o planeta Terra com mais de um minuto, disse a Agência Espacial Europeia neste domingo (14).

Trata-se do primeiro artefato espacial a pousar num cometa, quando tocou na superfície gelada do 67P/Churyumov-Gerasimenko em novembro. O pouso foi considerado o fato científico do ano em 2014 pela revista "Science".

Logo depois de seu pouso histórico, transmitido inclusive por uma conta própria no Twitter, a Philae fez experimentos e enviou dados para a Terra por cerca de 60 horas antes de suas baterias solares descarregarem e ela ser forçada a hibernar até voltar a ter alguma exposição ao sol.

O Centro Aeroespacial Alemão, que opera o Philae, disse que a sonda retomou as comunicações às 22h28 locais de sábado (17n28 no Brasil). Ela enviou cerca de 300 pacotes de dados até a Terra por meio de sua nave-mãe Rosetta, que orbita o cometa.

Ainda em maio, o blog Mensageiro Sideral informava que a longa hibernação da sonda estava deixando os engenheiros desesperançosos.

"O módulo ficou tão escondido que nem mesmo imagens feitas a poucos quilômetros de distância pela sonda orbitadora Rosetta (que segue operando normalmente ao redor do Churyumov-Gerasimenko) conseguiram identificar com precisão sua posição. Outro problema decorrente disso é que ele recebia luz solar em apenas um dos paineis e mesmo assim por pouco tempo, o que o impedia de recarregar suas baterias e continuar seu trabalho. Por isso ele entrou em hibernação", escreveu o blogueiro Salvador Nogueira.

TAGS
astronomia Philae robô
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory