Exército afegão expulsa talibãs de distrito na fronteira com o Tadjiquistão

Tropas do Afeganistão conseguiram controlam todo o distrito rural de Darqad
Da AFP
Publicado em 10/01/2016 às 13:45
Tropas do Afeganistão conseguiram controlam todo o distrito rural de Darqad Foto: Foto: Reprodução /Google Maps


As forças de segurança afegãs afirmaram neste domingo que reconquistaram um distrito do norte do Afeganistão que estava sob controle dos rebeldes talibãs. Os insurgentes haviam conquistado no fim de outubro o distrito rural de Darqad, na fronteira com o Tadjiquistão, estimulados por sua efêmera conquista da grande cidade vizinha de Kunduz, um mês antes. 

Neste domingo, Sonatullah Timoir, porta-voz da província de Tajar, onde fica Darqad, informou que as tropas afegãs controlam todo o distrito.  Timoir disse que 26 talibãs morreram durante a operação militar que começou na sexta-feira. O ministério afegão do Interior divulgou um balanço de 20 talibãs mortos. 

Os governos afegão e tadjique observam com preocupação o aumento da violência e o avanço do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Afeganistão. Os talibãs, inimigos do EI, iniciara uma ofensiva em todo o país e intensificaram os atentados contra os símbolos da presença estrangeira. Cabul se mostra, no entanto, disposta a retomar as negociações de paz para tentar acabar com a insurreição.

Na segunda-feira, representantes chineses, americanos, afegãos e paquistaneses se reunirão em Islamabad para estabelecer um mapa do caminho com o objetivo de retomar o diálogo, paralisado em meados de 2015, quando foi anunciada a morte do mulá Omar, fundador do movimento talibã. 

TAGS
CONFLITO AFEGANISTÃO Exército
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory