Coreia do Norte lança novo míssil balístico

Segundo a a agência de notícias Yonhap, o míssil teria explodido alguns segundos após o lançamento
AFP
Publicado em 28/04/2017 às 18:33
Segundo a a agência de notícias Yonhap, o míssil teria explodido alguns segundos após o lançamento Foto: Foto: ED JONES / AFP


A Coreia do Norte realizou um teste fracassado de míssil balístico neste sábado (29), horário local, no momento em que Washington acentua sua pressão para enfrentar a "ameaça nuclear" norte-coreana. De acordo com a agência de notícias Yonhap, citando um comunicado do Exército sul-coreano, "a Coreia do Norte disparou um míssil não identificado de um sítio próximo a Buckchang, em Pyeongannam-do, na manhã deste sábado".

"A avaliação é que o tiro fracassou", acrescentou a agência. Um oficial dos Estados Unidos confirmou o disparo de um míssil norte-coreano não identificado à AFP. Segundo ele, o disparo ocorreu de uma base em terra, e foi um míssil de "tipo desconhecido e que não implica em ameaça". Teria explodido segundos após o lançamento.

Seul está analisando dados para determinar que tipo de míssil foi lançado e seu alcance estimado. "O Comando do Pacífico dos Estados Unidos detectou o que avaliamos que foi o lançamento de um míssil norte-coreano, às 10H33 (hora do Havaí). O lançamento do míssil balístico aconteceu perto do campo de aviação de Pukchang", disse o porta-voz do Comando do Pacífico do Exército dos Estados Unidos (Pacom), comandante Dave Benham, em uma declaração.

"O míssil não saiu do território da Coreia do Norte", acrescentou.

O porta-voz indicou que o Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano (Norad) determinou que o míssil não representava uma ameaça para a América do Norte.

Trump

Já a Casa Branca disse que o presidente Donald Trump foi informado do lançamento do míssil.

Nesta sexta-feira, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, propôs uma campanha de pressão sem precedentes para forçar a Coreia do Norte a deter seu programa nuclear e balístico.

"Não agir agora diante do problema de segurança mais imediato do mundo pode ter consequências catastróficas", disse o chefe da diplomacia americana, durante uma reunião ministerial dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU.

TAGS
coreia do norte Coreia do Sul EUA míssil
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory