Oferta de petróleo segue alta, diz diretor da Opep

A Opep e os outros produtores vão se reunir no fim deste verão para revisar as condições do acordo
AFP
Publicado em 12/07/2017 às 13:30
A Opep e os outros produtores vão se reunir no fim deste verão para revisar as condições do acordo Foto: Foto: Heudes Regis/JC Imagem


O acordo entre a Opep e outros países produtores de petróleo para reduzir a produção e estimular os preços não alcançou os resultados almejados, e a oferta segue alta, disse o secretário-geral do grupo nesta quarta-feira (12). 

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros países produtores, como a Rússia, fecharam um acordo inédito no ano passado para reduzir a produção em 1,8 milhão de barris diários. O objetivo era subir o preço do barril, em queda ininterrupta há três anos. 

Apesar do importante compromisso, os preços ainda estão baixos, por volta de 45 dólares o barril, para preocupação da Opep.

O secretário-geral da organização, Mohamed Barkindo, disse que tinha "altas expectativas" de que os mercados responderiam bem ao acordo, mas isso ainda não aconteceu.

Segundo Barkindo, os produtores estão indo "contra o vento", por causa das quedas cíclicas da demanda e do aumento da oferta, sobretudo com a evolução da extração de petróleo de xisto nos Estados Unidos. 

Devido à alta do fornecimento de produtores de fora do acordo, a baixa esperada na oferta não aconteceu "em ritmo rápido o suficiente", disse. Mas os integrantes celebraram o acordo "sem precedentes".

Barkindo demonstrou esperança de os estoques diminuam - e, consequentemente, os preços aumentem - à medida que a demanda subir na segunda metade do ano. 

"Esperamos que a redução se acelere. Seguimos muito otimistas de que estamos no caminho para ajudar os mercados a se reequilibrarem", concluiu. 

Ele ainda confirmou que a Opep e os outros produtores vão se reunir no fim deste verão (no Hemisfério Norte) em São Petersburgo, na Rússia, para revisar as condições do acordo. 

TAGS
petróleo Opep
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory