Capturar imagens de seres humanos, animais ou algum objeto que se mexe não é uma tarefa fácil. No entanto, não é algo impossível e o registro incrível de uma águia-de-cabeça-branca (Bald Eagle, da tradução para o inglês), nativa da América do Norte, no ar e em simetria com a água foi feito no último dia 4 de maio por um canadense que se considera fotógrafo amador.
A reportagem do Jornal do Commercio conversou com Steve Biro, o autor da imagem que rapidamente viralizou. Por meio de sua conta no Instagram, o canadense compartilhou um vídeo em câmera lenta no momento em que a águia voa sobre a água e logo em seguida passa próximo a Steve e a outras pessoas que estavam no Canadian Raptor Conservancy, que, segundo o fotógrafo amador, "é uma organização bastante respeitada que educa o público sobre essas incríveis aves".
Steve afirmou não saber o quão boa imagem tinha ficado até olhar as "centenas" que havia feito em sua câmera e observar o equilíbrio da ave o olhando diretamente. "Eu pensei que era algo especial", definiu os segundos que antecederam a captura da imagem e a fotografia em si.
O canadense explicou que, para capturar a imagem, precisou chegar um pouco mais perto da água. Com isso, ele disse que a águia, chamada de Bruce, parecia estar chateada por ele ter se aproximado. "Ele voou me encarando e chegou perto o suficiente para eu sentir o vento de suas asas", contou. Steve disse também que ao se afastar da rocha em que estava, a águia o olhou como se dissesse "essa é a minha rocha, fique longe!".
Veja o momento em que a águia voa sobre o lago:
A imagem foi compartilhada pelo próprio Steve em alguns grupos do Facebook, e em seguida já estava na página inicial do Reddit - uma rede social composta por fóruns -. A foto publicada por Steve em seu perfil no Instagram conta com mais de 15 mil curtidas. "Tão sortudo de ter capturado o reflexo simétrico dessa linda águia-careca vindo diretamente a mim", escreveu orgulhoso.