Surto

Para OMS, risco de coronavírus se tornar mais disseminado mundialmente continua alto

A doença é considerada uma emergência global de saúde pública

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 04/02/2020 às 15:22
Foto: DAVID MCNEW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
A doença é considerada uma emergência global de saúde pública - FOTO: Foto: DAVID MCNEW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na tarde desta terça-feira (4), que o risco do coronavírus se tornar mais disseminado mundialmente continua alto. Analisando o atual estágio da doença, já considerada uma emergência global de saúde pública, a entidade estimou que a comunidade internacional terá de investir, entre fevereiro e abril deste ano, aproximadamente US$ 675,680 milhões em políticas públicas para ajudar países a conter o surto de coronavírus.

>> Hospital construído em dez dias na China recebe primeiros pacientes com coronavírus

>> Para conter surto, China proíbe funerais de vítimas do coronavírus

Em painel da organização, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um chamado aos Estados-membros para o desenvolvimento de diagnósticos, remédios e vacinas que possam manter o surto "sob controle". "Também estamos aprimorando nossa comunicação para conter a disseminação de rumores e desinformação", ressaltou.

A cúpula da OMS também destacou que os casos fatais de contaminados estão associados a pessoas com mais de 60 anos - ou seja, que integram um grupo de risco - e que medidas para evitar impactos socioeconômicos da doença não estão no escopo da instituição.

De acordo com a entidade, ainda não está claro qual animal deu origem ao coronavírus.

Histórico

O coronavírus é conhecido desde meados dos anos 1960 e já esteve associado a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de oito mil pessoas.

>> Profissionais de saúde do Recife recebem capacitação preventiva ao coronavírus

>> Brasil tem 14 casos suspeitos de coronavírus; Governo decreta emergência em saúde pública

Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers. A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da Organização Mundial da Saúde na China buscava respostas para casos de uma pneumonia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan, na China.

Projeto de lei

O governo federal do Brasil enviou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei que "dispõe sobre as medidas sanitárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus". A mensagem presidencial de envio da matéria foi publicada nesta terça-feira (4) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de encaminhar o assunto por meio de um PL, e não mais por medida provisória, como inicialmente previsto, atende a uma recomendação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O PL vai detalhar a quarentena dos brasileiros que serão resgatados da cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus. 

Veja o mapa que mostra como o coronavírus se espalha pelo mundo

Últimas notícias