Primeiro balanço do TRE- PE aponta falhas em 60 urnas no Estado

Outras oito urnas foram substituídas. Um homem foi preso por boca de urna em Garanhuns
Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 05/10/2014 às 10:45
Foto: Raissa Ebrahim/ JC
Outras oito urnas foram substituídas. Um homem foi preso por boca de urna em Garanhuns Foto: Foto: Raissa Ebrahim/ JC


Atualizado às 12h27

O primeiro balanço das eleições em Pernambuco foi divulgado por volta das 10h deste domingo (5) pelo presidente da Comissão Totalizadora, o desenbargador Alfredo Hermes, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Até o momento, oito urnas foram  substituídas por aprensentar problemas, sendo três no Recife e cinco no interior do Estado nas cidades de Bezerros, Maria do Camucá e Angelim.

Outras 60 apresentaram falhas, mas mas não precisaram ser substituidas. Boa parte dos problemas foram relacionados à falhas na data e horário. Um homem, suspeito de boca de urna, foi detido em Garanhuns, no Agreste. Ele foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento. 

Uma urna também causa dificuldades para os eleitores da seção de número 168, localizada no Colégio São Luis, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. A urna não funciona direito e o atraso formou uma fila com mais de 50 pessoas. O procedimento oficial para casos de problema na votação eletrônica é de que cada eleitor tente oito vezes a biometria. Somente após todas as tentativas é autorizada a votação manual. Graças a isso, cada eleitor passa mais do que o tempo médio para votar. "Já falamos com o TRE-PE e nos informaram que não é possível fazer nada. Estamos receosos de que não dê para votar até as 17h", afirmou Luiz de Almeida, um dos eleitores da seção.

A avaliação do desembargador Alfredo Hermes é de eleições positivas e sem grandes problemas no Estado durante a manhã. "As eleições estão acontecendo dentro dos conformes e do esperado", disse o desembargador em coletiva de imprensa. 

De acordo com o TRE-PE, a expectativa  para divulgação do resultado final das eleições 2014 é entre 22h e 23h.


TAGS
balanço TRE-PE
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory