Rede pode expulsar Julio Lossio após cartaz com Bolsonaro

Candidato a governador, Julio Lossio realizou um almoço nesta quarta-feira para anunciar o apoio do coronel Luiz Meira, que é aliado de Bolsonaro
Amanda Miranda
Publicado em 19/09/2018 às 18:26
Candidato a governador, Julio Lossio realizou um almoço nesta quarta-feira para anunciar o apoio do coronel Luiz Meira, que é aliado de Bolsonaro Foto: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem


Atualizada às 21h50

Candidato a governador de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade, o partido da presidenciável Marina Silva (Rede), Julio Lossio recebeu oficialmente nesta terça-feira (19) o apoio de dois dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PSL) no Estado. O anúncio foi feito com alarde, em almoço para cerca de 250 pessoas, no Recife.

O material de campanha distribuído tem a foto de Lossio; da mulher, Andrea Lossio, candidata a deputada federal pela Rede, que não estava no evento; do coronel Luiz Meira, aliado de Bolsonaro que tenta um mandato de deputado federal pelo PRP; e do próprio presidenciável. Sem Marina.

Depois do anúncio, a Rede Sustentabilidade notificou Lossio por infidelidade partidária. Para o partido, ele fez “aliança não autorizada com candidatos de outra coligação que representam o que há de mais reacionário no Brasil”. O candidato terá 24 horas para apresentar sua defesa à Executiva Nacional da legenda e poderá ser expulso da REDE e ter o seu registro de candidatura cancelado na Justiça Eleitoral. Meira chegou a ser colocado como pré-candidato ao governo, para dar palanque a Bolsonaro. A postulação dele, porém, foi retirada pelo PRP, que decidiu apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB).

O PSL, partido de Bolsonaro, tinha a pré-candidatura de Gilson Machado Neto, mas também o rifou e decidiu seguir com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), que disputa o governo contra Paulo. Sem Meira, Bolsonaro ficou sem palanque em Pernambuco. A movimentação aconteceu no momento em que Marina Silva sofreu uma queda na pesquisa Ibope. A candidata da Rede tinha 15% no levantamento divulgado no dia 5 de setembro e caiu para 8% das intenções de voto no que foi publicado nessa terça-feira (17). Já Bolsonaro cresceu, passando de 12% para 17%.

Apesar disso, o que teve o maior aumento, de 16 pontos percentuais, foi Fernando Haddad (PT), que agora tem 16%. Para o governo, Lossio tem 2% das intenções de voto em Pernambuco, dividindo o terceiro lugar com Maurício Rands (Pros), segundo a pesquisa JC/Ibope/TV Globo. Enquanto isso, Paulo e Armando polarizam: o socialista liderando, com 33%, e o petebista em segundo, com 25%. Apesar de aparecer em material de campanha com Bolsonaro, Lossio afirma que Marina Silva continua sendo a sua candidata à presidência.

ALIADOS DEFENDEM LOSSIO

“Todo mundo sabe quem é a candidata a presidente de Julio Lossio, todo mundo sabe o meu candidato. Mas temos os mesmos princípios”, afirmou Gilson Machado Neto. “Lossio é cristão, foi um dos primeiros a se rebelar contra a peça ‘Jesus rainha do céu’ em Garanhuns; reclamou da política de gêneros nas escola, ao afirmar que as crianças precisam aprender e estudar; foi um excelente prefeito; e tem uma conduta ilibada”, enumerou. “Assim, tem todos os predicados para estar ao lado de Bolsonaro”. “Você vai apoiar Bolsonaro no segundo turno”, disse ainda.

Meira afirmou que o apoio poderia levar Lossio para o segundo turno, apesar de ele estar a 23 pontos percentuais do segundo colocado nas pesquisas. “A direita estava órfã. Nós temos que ter um candidato a governador”, afirmou o coronel. Racha na Rede O anúncio do apoio de Meira a Lossio provocou reação na Rede Sustentabilidade. O divulgou uma nota em que desautoriza “qualquer aliança de seus candidatos majoritários com apoiadores da candidatura de Bolsonaro”.

“Quem manda na minha campanha sou eu, não é a Rede, não”, respondeu Lossio. Depois, dois integrantes da comissão executiva estadual. Victor Lima e Atailton Tavares, anunciaram o pedido de desfiliação. Lossio alegou que estava numa campanha muito isolada até conseguir o apoio de Meira e Gilson Machado Neto. O candidato ainda afirmou que a resistência na Rede vem de pessoas “verde por fora e amarelo por dentro”, em referência ao PSB.

Para ele, os correligionários que se manifestaram contra ele estariam insatisfeitos por terem perdido cargos no governo Paulo Câmara. Lossio foi eleito e reeleito pelo PMDB para a Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, deixando o cargo em 2016. Foi aliado do presidente Michel Temer, de quem era correligionário e a quem hoje diz ter “gratidão”, apesar de ter deixado o partido em 2017. Ele desembarcou da legenda para evitar um opositor histórico: o senador Fernando Bezerra Coelho, que se filiou com a estratégia de levar a sigla para o palanque adversário ao de Paulo Câmara.

Leia a íntegra da nota divulgada por Júlio Lóssio

"Mantenho meu apoio e militância em favor de Marina. Estou na rua, percorrendo as cidades defendendo nosso projeto para pernambuco e para Brasil. Infelizmente parte dos integrantes da REDE gostariam que nossa campanha fosse algo apenas para fazer papel coadjuvante e servir ao projeto do PSB. Eles tinham cargos no governo e parecem querer voltar aos braços do Palácio das Princesas. Minha vida foi sempre de grandes desafios e de muita dificuldade mas sempre entrei nas missões para vencer.
Vencer ou não faz parte do jogo mas eu vou até o fim buscando a vitória. Infelizmente eles perceberam que esse apoio do Coronel Meira e simpatizantes dele e da candidatura de Bolsonaro pode nos levar ao segundo turno e eles têm pavor em contrariar o Palácio das Princesas. Montamos palanque para Marina na região do Sertão , no Agreste (com nosso Vice Luciano e na Região Metropolitana).

Nossa aliança com Meira e seus simpatizantes e programática como defende Marina. Absorvermos itens de seu programa de Governo como:
1. Melhoria condições trabalho e salariais de cabos e soldados
2. Investimentos na inteligência das polícia
3 . Parceria com o fortalecimento das guardas municipais

Infelizmente esse pequeno grupo atrapalha nossa campanha e a de Marina. Querem ser donos do partido mas eu nunca aceitei nem aceito cabresto. No Rio a Rede pode apoiar Romário que tem outro Presidente. No Acre nosso senador Randolfe caminha com o DEM que vota em Alckmin. Aqui em Pernambuco eu que voto em Marina não posso receber apoio?"

TAGS
Eleições SJCC eleições 2018 Julio Lossio Bolsonaro Coronel Meira
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory