O ex-presidente Lula (PT) segue na liderança das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018 com 29% a 30% do eleitorado, segundo pesquisa do Datafolha, realizada entre 21 e 23 de junho deste ano e com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos. Todas as simulações de primeiro turno mostram o petista na frente. A segunda posição é disputada ponto a ponto entre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede).
Bolsonaro mostra tendência de alta quando o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin, governador de São Paulo. O deputado possuía 8% dos votos em dezembro do ano passado e dobrou para 16% na atual pesquisa.
Já Alckmin viu uma melhora nas simulações que aparece no primeiro e segundo turnos, mas passou a ter uma rejeição de 34%, menor apenas do que a de Lula.
Na quarta posição, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa figura com 11%.
Simulação:
1. Lula (PT) 30%
2. Marina Silva (Rede) 15%
3. Jair Bolsonaro (PSC) 15%
4. Joaquim Barbosa (sem legenda) 11%
5. Geraldo Alckmin (PSDB) 8%
Quando no lugar de Alckmin aparece Doria, o cenário pouco muda, com o prefeito de São Paulo chegando a 10%, dois pontos a mais que o governador.
A entrada de Sérgio Moro (sem partido) em simulação de primeiro turno altera apenas a vice-liderança, com o juiz aparecendo com 14%, empatado com Marina, e à frente de Bolsonaro. Lula ainda mantém o topo, dessa vez com 29%
Quando o objeto de análise é o segundo turno, Lula derrota Bolsonaro e Alckmin ou Doria. O ex-presidente fica empatado com o juiz Sergio Moro e Marina Silva na margem de erro.
Caso o petista não esteja entre os presidenciáveis em 2018, o cenário ficará mais indefinido segundo a pesquisa do Datafolha. Na simulação sem o ex-presidente, Marina lidera com 22%, seguida por Jair Bolsonaro (16%), Joaquim Barbosa (12%), Ciro Gomes (9%) e Alckmin (9%).
Candidatos como Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Ronaldo Caiado (DEM) oscilam entre 1% e 4%, em todos os cenários.