PESQUISA
DATAFOLHA: pesquisa aponta 'prioridades' dos eleitores de Lula; saiba mais
Na parte da economia, um terço dos eleitores do ex-presidente afirma que a comida em suas casas foi menos do que o suficiente nos últimos meses (35%)
Cadastrado por
Lorena Lins
Publicado em 04/07/2022 às 18:01
| Atualizado em 04/07/2022 às 18:13
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Segundo uma pesquisa da Datafolha, a maior parte dos eleitores do ex-presidente Lula (PT) acha que o desemprego tende a aumentar e diz que a comida não foi suficiente nos meses anteriores.
A pesquisa também mostrou que o petista tem mais adesão entre as pessoas que acreditam que as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips vão prejudicar a visão do exterior em relação ao Brasil (55%, contra 47% do total).
Além dos eleitores ateus, o ex-presidente tem atraído o público mais católico. Para levantamento dos dados foram entrevistados 2.556 pessoas acima de 16 anos, em 181 cidades de todo o país, nos dias 22 e 23 de junho, com margem de erro total de dois pontos percentuais.
Por sua vez, a folha de São Paulo publicou uma lista da pesquisa a respeito dos brasileiros que tem intenção de voto em Lula:
Na parte da economia, um terço dos eleitores do ex-presidente afirma que a comida em suas casas foi menos do que o suficiente nos últimos meses (35%). Na mesma categoria, os apoiadores de Bolsonaro são 10% e de Ciro 20%, considerando a margens de erro.
Quase metade dos apoiadores de Lula acreditam que o presidente Bolsonaro incentiva mais o desmatamento do que combate.
No top três de principais candidatos, o petista é o que mais atrai pessoas que não acreditam em Deus, cerca de 17%. Contra 2% de Bolsonaro e 8% de Ciro. Os seguidores do ex-presidente são os que menos contribuem financeiramente com obras religiosas, comparado aos seus rivais.
A última pesquisa realizada diz que a quase dois em cada dez eleitores de Lula não se considera como heterossexuais (18%), enquanto Bolsonaro é de 7% e Ciro 11%. Além disso, Lula atrai mais o público feminino, 56%, contra 41% de Bolsonaro.