Políticos se manifestaram nas redes sociais após o senador Cid Gomes (PDT) ser baleado durante um protesto no Ceará nesta quarta-feira (19). Pelo Twitter, o ex-candidato à Presidência da República e irmão do senador, Ciro Gomes (PDT), expressou revolta e cobrou punição aos responsáveis.
>> Senador Cid Gomes é baleado durante protesto no Ceará
>> Ciro Gomes cobra punição para quem baleou Cid Gomes
>> Vídeo mostra momento exato em que Cid Gomes é baleado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), informou que acompanha "com preocupação os desdobramentos do ocorrido com o senador". Ele informou que está em contato com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para "obter informações e garantir a segurança do parlamentar".
José Serra, senador pelo PSDB, lamentou o ocorrido e disse que "toda violência deve ser repudiada e os excessos rigorosamente apurados".
O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse estar preocupado com o ocorrido ao senador.
O filho do presidente Jair Bolsonaro e deputado federal pelo PSL, Eduardo Bolsonaro, criticou a atitude de Cid Gomes ao avançar com uma retroescavadeira disse que " é inacreditável que um Senador da República lance mão de uma atitude insensata como essa, expondo militares e familiares a um risco desnecessário em um momento já delicado".
O vereador Carlos Bolsonaro, o 02 do presidente Bolsonaro, também se manifestou nas redes sociais. Com ironia, ele tuitou: "Democraticamente estou desarmado, mas vou passar com um trator em cima de você. Aceite, ou senão é ditadura!"
O senador Tasso Jereissati (PSDB) expressou "indignação e repúdio em relação ao episódio" e prestou solidariedade ao parlamentar.
Já o deputado estadual André Fernandes (PSL-CE), comentou o momento em que Cid avançou na retroescavadeira e disse que o senador é "destemperado e sem postura".
Na tarde desta quarta-feira (19) o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado durante um protesto de policiais no município de Sobral, interior do Ceará. O parlamentar tentou furar um bloqueio de policiais militares em cima de uma retroescavadeira. Inicialmente, a assessoria do senador informou que o tiro foi de bala de borracha, mas corrigiu a informação e disse que a munição era de uma arma de fogo.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram policiais com máscaras e muito tumulto. É possível escutar o momento em que tiros são disparados e o vidro da retroescavadeira em estilhaços. Em nota, a assessoria do senador informou que ele foi levado para o Hospital do Coração de Sobral, mas será transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está acompanhando a situação e "analisando as providências que podem ser tomadas". "Já foram enviadas equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal para Sobral para garantir a segurança do Senador Cid Gomes", diz um trecho da nota.