Conheça a trajetória de Eduardo Campos

Eduardo teve uma longa trajétoria no Estado de Pernambuco
Do JC Online
Publicado em 13/08/2014 às 13:50
Eduardo teve uma longa trajétoria no Estado de Pernambuco Foto: Foto: Clemilson Campos/JC Imagem


Eduardo Henrique Accioly Campos, 49 anos, nasceu no Recife  no dia 10 de agosto de 1965. Ele era casado com  Renata de Andrade de Lima Campos, com quem teve cinco filhos – Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu em janeiro deste ano. Eduardo estava atualmente atuando como presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e candidato à Presidência da República, após uma longa  trajetória política em Pernambuco. 

Filho de Ana Arraes, atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), com o escritor Maximiano Campos, e neto do ex-governador Miguel Arraes. Formou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde começou a atuar na militância política, como presidente do Diretório Acadêmico em 1985.

No ano seguinte, participou da campanha de reeleição de Arraes ao governo de Pernambuco, se tornando o seu chefe de gabinete. Em 1990, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual foi eleito deputado estadual. Eduardo Campos foi para  ao Congresso Nacional em 1994.No ano seguinte, foi secretário do governo e, em 1996, secretário da Fazenda. Foi reeleito em 1998 para a Câmara Federal, como deputado mais votado de Pernambuco. Seu terceiro mandato como deputado federal veio em 2002, quando se tornou um dos principais articuladores do governo Lula.No Governo de Dilma, Eduardo afirmou que por divergências políticas rompeu com o partido em 2012. 

Em 2006 se candidatou ao governo do Estado de Pernambuco, pela Frente Popular de Pernambuco, sendo eleito. O seu governo foi bem avaliado e foi reeleito em 2010 com 82,84% dos votos. Sua atuação como governador rendeu uma aprovação de 76% dos seus dois mandatos. Em abril de 2014, deixou o cargo de governador para se candidatar a presidente da República. Nestas eleições, o candidato ocupava o terceiro lugar nas pesquisas de voto junto com a ex- ministra Mariana Silva. 

Na campanha, Eduardo Campos e Marina Silva  apresentaram uma série de propostas, como escola em tempo integral, passe livre para estudantes de escola pública e  redução da  inflação para 3% até 2018. Nesta terça-feira (13), Eduardo deu entrevista ao Jornal Nacional, na TV Globo, onde apresentou suas propostas de companha. 

No último domingo, os filhos o homenagearam com um vídeo, pelo aniversário e Dia dos pais:

TAGS
Pernambuco política Eduardo Campos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory