Lula defende Constituinte exclusiva para votar reforma política no Brasil

Para o ex-presidente, a falta de um debate político pode gerar uma sociedade mais conservadora
Franco Benites
Publicado em 12/07/2016 às 15:08
Para o ex-presidente, a falta de um debate político pode gerar uma sociedade mais conservadora Foto: Sistema Jornal do Commercio de Comunicação


Embora a reforma política não tenha avançado em seu governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ela é necessária para resolver parte dos problemas políticos do Brasil. O comentário foi feito nesta terça-feira (12) durante entrevista exclusiva do petista na Rádio Jornal, do Sistema Jornal do Commercio, direto de Petrolina, no sertão pernambucano.

"Acho que a reforma política deveria ser a primeira a ser feita e não deveria ser feita por esses deputados. Deveria ter uma Constituinte exclusiva", apontou.

>> Confira, na íntegra, a entrevista de Lula na Rádio Jornal

De acordo com Lula, é um erro pedir a implementação do Parlamentarismo no Brasil em detrimento do Presidencialismo. "As pessoas se enganam quando acham que só mudar o regime resolve. Tem que mudar a mentalidade, trabalhar a cabeça da sociedade brasileira do ponto de vista político. As pessoas votam no político em um dia e no outro estão xingando", comentou.

Ainda segundo Lula, é preciso que se debata mais político no Brasil. "Se a gente não fizer o debate necessário sobre a crise, a saída da crise, a gente pode ter uma sociedade menos politizada e mais conservadora. O medo, às vezes, faz a gente se tornar conservador. Tem gente que acha que a volta dos militares pode ser uma solução. Precisamos de bom senso", advertiu.

LEIA MAIS:

Lula diz que Dilma errou por não cumprir promessas de campanha ao 'mexer no bolso do trabalhador'

Lula: 'Estão há dois anos investigando e duvido que se ache um empresário a quem eu pedi R$ 10'

Lula: "Para eu não ser candidato em 2018, é só o Brasil dar certo'

Para Lula, América Latina vive processo de "direitização" que precisa ser combatido

Em Petrolina, Lula diz confiar na permanência de Dilma na presidência

TAGS
LULA luiz inácio lula da silva Reforma Política rádio jornal
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory