Antônio Figueira deixa o comando da Casa Civil

Quem assume a pasta é Nilton Mota, então na secretaria de Agricultura, que será substituído por Wellington Batista, aliado de José Queiroz (PDT)
Editoria de Política
Publicado em 27/09/2017 às 15:18
Quem assume a pasta é Nilton Mota, então na secretaria de Agricultura, que será substituído por Wellington Batista, aliado de José Queiroz (PDT) Foto: Roberto Soares / Alepe


O governador Paulo Câmara (PSB) oficializa uma troca de comando em pastas estratégicas do governo estadual nesta quinta-feira (28), às 14h30, no Palácio do Campo das Princesas. Paulo dará posse a Nilton Mota (PSB), que deixa a pasta de Agricultura e Reforma Agrária e assume a Casa Civil, no lugar de Antônio Figueira (PSB), que vai para a chefia da Assessoria Especial.

Já José Neto deixa a Assessoria Especial e assume a Secretaria Executiva da Casa Civil, para dar lugar a Figueira. Wellington Batista (PDT) entra no governo e assume o cargo então ocupado por Nilton Mota na secretaria de Agricultura. 

A "dança das cadeiras" do Executivo Estadual, antecipada pela reportagem do JC, é vista como um gesto de Paulo para acomodar o PDT no alto escalão do governo em torno de uma futura aliança para as eleições de 2018, uma vez que Wellington Batista integra o grupo do ex-prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT). 

Nilton Mota

O fato de Nilton Mota conhecer todos os deputados estaduais e um bom número de prefeitos pode ser estratégico para o governo. O nome do socialista também pode gerar ciumeira porque ele ganha uma máquina para impulsionar sua candidatura no próximo ano.

A permanência de Nilton no governo evita enfraquecer o PMDB na Alepe no momento de fragilidade da legenda. Se o socialista voltasse ao Legislativo, ocuparia a vaga que hoje é exercida por Gustavo Negromonte (PMDB), reduzindo de três para dois parlamentares o espaço da sigla na Casa. Para continuar licenciado, porém, é preciso que Nilton continue no primeiro escalão do governo, como titular de alguma secretaria ou na presidência de algum órgão público.

TAGS
Antônio Figueira paulo câmara palácio do campo das princesas
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory