Filiações

'Não somos sublegenda do PSB', diz Raul Henry sobre eleições de 2020

Segundo o presidente do MDB-PE, a prioridade do partido no próximo ano é o lançamento do maior número possível de candidaturas no Estado

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 01/10/2019 às 7:30
Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem
Deputado do MDB fez discurso na Câmara dos Deputados - FOTO: Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem
Leitura:

O deputado federal Raul Henry, que preside o MDB em Pernambuco e tem aproveitado os fins de semana no Estado para turbinar filiações ao partido, vem se esforçando para que a movimentação não resulte em rusgas com aliados de primeira hora, como o PSB, mas deixa claro que sua prioridade é a agremiação. No último sábado (28), por exemplo, o parlamentar participou, ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) – opositor ferrenho do governador Paulo Câmara (PSB) –, do ato de filiação de diversas lideranças do Sertão, entre elas a do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Totonho Valadares, adversário do atual mandatário do município, José Patriota (PSB).

Na segunda-feira (30), Raul esteve em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, onde prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Yves Ribeiro à prefeitura, hoje comandada por Júnior Matuto, também socialista. O ex-prefeito de Itapissuma, Igarassu e Paulista foi convidado pelo próprio Raul a ingressar no MDB. 

Sobre os movimentos, Raul argumenta que a dinâmica de uma eleição municipal é peculiar e diz que sua prioridade em 2020 é o fortalecimento do MDB. 

O que se fala nos bastidores

Nos bastidores, comenta-se que o ex-vice-governador do Estado no primeiro mandato de Paulo está chateado com o governador, pelo fato de o MDB ter perdido espaço dentro do governo, em detrimento de legendas como PCdoB e PP. Oficialmente, Raul diz que não há desentendimentos com o núcleo socialista pernambucano. 

Ao JC, o emedebista afirmou, ainda, que a confirmação de candidaturas só deve ocorrer em meados de junho do próximo ano, mas que é provável que MDB e PSB sejam adversários em vários municípios pernambucanos.

"Nós precisamos respeitar as condições e conjunturas de cada cidade. Em Afogados da Ingazeira, por exemplo, o filho de Totonho, Daniel Valadares, vereador do município, deixou clara a intenção de aliar-se a (José) Patriota. Em outras cidades, o nosso candidato vai disputar contra o candidato do PSB, como já ocorreu em 2016. Nós não somos sub-legenda do PSB", cravou Raul Henry, lembrando que dos 17 prefeitos que o MDB possui no Estado, 76% disputaram o cargo contra os socialistas nas eleições de 2016.

Paulista

A respeito do flerte com Yves Ribeiro, Raul disse aguardar uma resposta do ex-prefeito ao seu convite de filiação e afirmou estar animado com a pré-candidatura do aliado. “Lideranças de outros partidos que participaram do ato de lançamento da pré-candidatura dele, como PSD e Rede Sustentabilidade, disseram que também o convidaram para as suas siglas. Mas nós o chamamos porque Yves começou a sua carreira no MDB, em 1982. Ele fez questão de lembrar no seu discurso que tem muita gratidão a Jarbas Vasconcelos (MDB), “um governador que fez muitas parcerias com ele (Yves Ribeiro) enquanto foi prefeito de Paulista. É uma candidatura muito interessante”, comentou.

Yves Ribeiro foi procurado, mas a reportagem não conseguiu contato com ele até o fechamento desta edição.

Últimas notícias