Usina de Itaipu testa carro elétrico da BMW

Dois veículos do modelo i3 serão avaliados em termos de desempenho e consumo de energia pela hidroelétrica
Da editoria de Veículos
Publicado em 30/10/2015 às 15:30
Dois veículos do modelo i3 serão avaliados em termos de desempenho e consumo de energia pela hidroelétrica Foto: Divulgação


A montadora alemã BMW é a mais nova integrante do Programa Veículo Elétrico, da Itaipu e diversos parceiros. No início do mês, duas unidades do modelo elétrico i3 foram fornecidas pela BMW Brasil, em sistema de comodato, ao Programa VE. Os carros serão submetidos a uma série de estudos e ensaios, entre eles, a análise de desempenho e a avaliação de impacto na rede elétrica. Além da montadora alemã, já integram o Programa as empresas Fiat, Renault, Agrale e Iveco.

O interesse pela BMW surgiu quando os técnicos da Itaipu pesquisavam um motor a combustão movido a etanol para aplicar no novo protótipo de ônibus elétrico híbrido, que o Programa VE está desenvolvendo. A encomenda da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem o objetivo de investir em uma tecnologia que possa atender à demanda mínima de percurso no transporte público, em torno de 250 km por dia, com mínimo impacto sobre o meio ambiente.

De acordo com o coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, a tecnologia atual das baterias não consegue atender, a baixo custo, esta demanda de percurso diário do transporte de passageiros. Por isso, boa parte dos projetos de ônibus já existentes em outros países não utiliza ônibus puramente elétrico, mas híbrido a diesel ou a GNV, o que causa uma redução de 30 a 40% das emissões. No caso brasileiro, o motor elétrico híbrido a etanol traria uma redução de 90% das emissões, devido às características da cadeia de produção da cana-de-açúcar.

Segundo Novais, o motor flex da BMW produzido na fábrica em Araquari (SC) é um dos que apresentam as melhores características de torque e velocidade para ser utilizado no gerador etanol que será incorporado ao projeto do ônibus hibrido.

O interesse pelo motor da BMW fez o Programa VE entrar em contato com a fábrica alemã. Uma comitiva da montadora visitou Itaipu em junho de 2015, no lançamento do primeiro avião elétrico da América Latina, e conheceu o programa. “Eles gostaram tanto do nosso trabalho voltado para a mobilidade elétrica sustentável que propuseram ceder dois veículos em comodato como um primeiro passo numa cooperação técnica no programa de mobilidade da Itaipu”, explica Novais.

Além de se integrarem imediatamente ao Programa VE com os dois veículos i3, os representantes da BMW se comprometeram a contatar a sede da empresa, na Alemanha, para avaliar também a possibilidade de participar do projeto do ônibus elétrico híbrido etanol de Itaipu.

Tradicionalmente, a BMW não pratica a venda de motores para aplicações fora dos veículos projetados por eles. Ainda assim, os técnicos do Programa VE confiam numa possível exceção. “Estamos confiantes em conseguir essa autorização, até porque a Alemanha e o Brasil firmaram, em agosto deste ano, um acordo de cooperação tecnológico bilateral, para o desenvolvimento de propulsão eficiente em áreas urbanas, o que está em consonância com iniciativas da Itaipu”, conclui Novais.

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