Saiba como reparar faróis opacos

A lente plástica dos faróis dos carros atuais costuma perder a transparencia. O reparo é simples mas deve ser feito por especialistas
Edilson Vieira
Publicado em 21/04/2016 às 7:34
Foto: NE10


Cedo ou tarde os faróis do seu carro vão começar a amarelar, ficarão opacos e até perderão completamente a transparência. Além de prejudicarem a estética, dando ao veículo um ar envelhecido e descuidado, faróis nessa situação diminuem o facho de luz das lâmpadas e o resultado é que não consegue iluminar direito o caminho à noite. Além de representar um risco à segurança, transitar com defeito no sistema de iluminação do automóvel é considerado infração de trânsito (veja quadro ao lado). Pouca gente sabe que o problema é fácil de resolver e pode evitar acidentes e dores de cabeça com autoridades de trânsito.

O material das lentes fica amarelado porque os faróis modernos são feitos de policarbonato, um tipo de plástico que, com o tempo, vai sofrendo a ação do sol e da sujeira, criando uma espécie de crosta oxidada que tira a nitidez do material. “Antigamente isso não existia porque a lente dos faróis era de vidro”, resume Alexandre Costa. O especialista diz que existem até receitas caseiras para dar fim ao problema, como usar pasta de dente para limpar os faróis, mas pode não trazer o resultado esperado porque, de fato, é preciso bem mais que uma limpeza com creme dental para devolver o brilho ao policarbonato.

Infográfico

Farol opaco

O dono do carro deve procurar um especialista em revitalização, que vai aplicar ao material plástico um produto abrasivo específico. Em casos mais graves, até uma lixa especial é utilizada. “Há pessoas que aplicam massa de polir pinturas e lixa de ferro nas lentes e isso é bem arriscado”, diz Dyego Belisário, proprietário da Car Coating, empresa especializada em limpeza e conservação automotiva, localizada na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. A lixa realmente remove a superfície oxidada, mas de forma muito agressiva. E isso acaba danificando o policarbonato, favorecendo ainda mais o aparecimento do amarelado, esclarece o profissional.

No processo de revitalização a superfície oxidada é removida com uso de polidores especiais aplicados com máquina. Os profissionais usam lixas bem finas e, assim, recuperam a transparência original. Ao final, a lente recebe uma resina protetora que vai manter a sujeira afastada. Uma revitalização de faróis feita por profissionais custa em torno de R$ 130.

É importante lembrar que quanto mais o carro estiver exposto a agente nocivos como sol e sujeira, mais rápido o policarbonato vai deteriorar. Segundo Dyego Belisário, é importante manter o carro limpo e protegido. Além disso, ao fazer o enceramento da carroceria, é indicado aplicar o produto nos faróis como forma de proteção. Em alguns casos mais raros a lente do farol pode apresentar manchas de dentro para fora, o que também prejudica a luminosidade. Nesse caso, o conserto é um pouco mais complicado. É preciso procurar um profissional que desmonte o farol, faça a limpeza interna e remonte a peça de forma que não haja infiltração de água ou poeira. O preço deste tipo de serviço fica em torno de R$ 120. Outro recurso é substituir a peça inteira (lente e corpo do farol) ou então somente a lente, por uma peça nova.

Serviço
Car Coating: (81) 4101 1653
JJ Faróis: (81) 99765 2243

TAGS
farol manutenção automotiva
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory