Insistir com novelas campestres foge às características da Globo

A Globo, num passado distante, não aceitou produzir "Pantanal", história já conhecida por todos e que acabou provocando a saída de Benedito Ruy Barbosa para a TV Manchete
Flávio Ricco
Publicado em 04/06/2023 às 19:58
Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, prepara o remake de "Renascer" Foto: Mauricio Fidalgo


A Globo, num passado distante, não aceitou produzir “Pantanal”, história já conhecida por todos e que acabou provocando a saída de Benedito Ruy Barbosa para a TV Manchete.

Lá, aceito o desafio, foi aquele enorme sucesso.

Passados mais de 30 anos, meio que se penitenciando da bobagem cometida, houve a decisão de fazer o remake da novela e os resultados foram muito bons, a ponto de também já existir a decisão de se produzir, já para o próximo ano, “Renascer”, outro sucesso do mesmo autor.

Está tudo rigorosamente certo quanto isso, inclusive a oportunidade de oferecer a uma faixa muito grande de pessoas, sucessos que este público não teve a chance de assistir no passado.

O erro, nos parece, é ter descoberto só agora o sucesso que as novelas rurais podem apresentar, a ponto de se programar uma seguida a outra.

Entre “Pantanal”, no ano passado, “Terra e Paixão” agora e “Renascer”, escolhida para ser sua substituta, só “Travessia” não teve esse toque campestre. Não diversificar, fica muito claro, acaba sendo algo que nunca aconteceu na sua dramaturgia.

TV Tudo

Placar do momento

Benjamin Back e a CNN Brasil ainda não estão 100% acertados.

Existem pequenos detalhes que devem ser resolvidos nos próximos dias. Isso é uma coisa...

... A outra

É que há, sim, o desejo da CNN em lançar, com Benjamin Back, um programa semanal de futebol, assim como outros que possam ser importantes para alavancar a sua audiência.

A CNN, o que é certo e sabe muito bem, vai contratar o Benjamin do jeito que ele é. O rolê aleatório.

Encruzilhada

A audiência da TV Jovem Pan, depois de um período muito difícil, tem observado um crescimento dos mais interessantes nos últimos dias, muitas vezes até chegando a brigar pela liderança dos canais de jornalismo.

O problema ainda é a parte financeira. Sem a monetização do YouTube ficou muito difícil.

Azedou

A informação vem de lá: dirigentes da Bundesliga estão bem decepcionados com os resultados das últimas negociações realizadas no Brasil.

Não há nenhum desespero, mas data hoje, nada foi fechado com ninguém para a transmissão do próximo campeonato alemão.

Vale reconhecer

“Todas as Flores”, do João Emanuel Carneiro, já inteiramente disponibilizada no Globoplay, vai chegar à Globo no segundo semestre. Mesmo com detalhes que deixaram um pouco a desejar, no todo foi um trabalho muito bem realizado.

Louve-se a direção de Carlos Araújo. Impecável. Coisa de quem sabe.

Acelerando

As gravações do “Top Chef”, na Record, já acontecem em um ritmo bem acelerado, inclusive com a participação da nova chef Janaína Rueda.

O que ainda está em estudos é a data da estreia, mas com certeza será depois do encerramento de “A Grande Conquista”.

Rainha

Sula Miranda, cantora e apresentadora, será a convidada do “Programa de Todos os Programas” desta terça nas redes sociais do R7 e YouTube.

Toda a história de alguém, conhecida como “rainha dos caminhoneiros” e que está nesta estrada desde “As Melindrosas”, ao lado das irmãs Yara e Maria Odete, a Gretchen.

Estreitamente

Carlos Maluf, Head de esportes da Disney, está em viagem, conversando com as diferentes ligas europeias, além de outras entidades esportivas, sondando a possibilidade de novos negócios.

Os canais ESPN irão investir ainda mais na transmissão das principais competições.

Se alguém duvida

A ideia de tocar o sino no SBT, quando alguns dos seus programas chegar ao primeiro lugar, foi de ninguém menos que o dono, Silvio Santos.

Mesmo sabendo que não acontecerá toda hora, ele acha que vale o barulho e, com isso, contrariando boa parte dos seus diretores.

É hoje

Finalmente, está confirmada para noite desta segunda-feira a estreia do novo “Jornal da Band”, com apresentação de Adriana Araujo e Eduardo Oinegue.

Nos detalhes, o seu cenário tem 120 metros quadrados, foram mais de 200 horas de construção, 256 litros de tinta, 12m de acrílico, 24m lineares de adesivo vinil, 160m lineares de neon flex e 50m lineares de fita LED.

Nova série

 

Com trabalhos de Ari Peixoto e Mariana Soares, o “Jornal da Record” estreia hoje sua nova série especial: Vizinhos do Vento.

Que vai mostrar os impactos dos parques de energia eólica para moradores que vivem perto das torres, para os animais e para a natureza. Muitos moradores reclamam do barulho das turbinas dia e noite e dizem que, por conta disso, desenvolveram ansiedade e depressão. Às vezes, eles só dormem à base de remédios.

Bate – Rebate

  • · Téo José não é mais o apresentador do “Tabelinha”, quadro esportivo do “Primeiro Impacto” SBT...
  • · ... Esta missão, a partir de agora, foi transferida para Fred Ring.
  • · Vários artistas, como Fernanda de Freitas e Aline Moraes, estão participando de uma campanha para limpeza dos oceanos.
  • · Fausto Silva não terminou totalmente os seus trabalhos no “Faustão na Band”.
  • · As gravações do programa, sim. Quarta-feira passada foi a última, mas ainda precisará fazer alguns merchandisings.
  • · A atriz Mônica Carvalho está escrevendo um roteiro de filme com Tiago Santiago, “Rosas do Carnaval”, em que também vai atuar.
  • · O longa terá direção de Marcelo Antunes.
  • · HBO Max agora está acelerando o passo nos testes para o elenco de “Dona Beija”...
  • · ... Se tudo correr como se espera, as gravações devem começar entre agosto e setembro.

 

C´est fini

Priscila Sztejnman, atualmente como atriz em “Vai na Fé”, não é mais autora exclusiva da Globo, após 12 anos de casa.

Na despedida, fez questão de destacar os nomes de Monica Albuquerque e Silvio de Abreu, que também não estão mais lá – “serei eternamente grata a eles”.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

TAGS
Coluna Flávio Ricco novelas
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory