Opinião

Você tem hábitos consistentes? Conheça 10 hábitos de líderes de sucesso e inspire-se

Sem organização e planejamento, é difícil dar conta de tudo. Afinal, trabalhar, dar atenção a família e cuidar da saúde física e mental são atividades importantes e merecem nossa atenção. Leia as dicas de Felippe Pessoa

Felippe Pessoa
Felippe Pessoa
Publicado em 31/05/2021 às 8:50
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A plataforma virtual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está fora do ar desde o último sábado (24). - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

De acordo com o dicionário, hábito significa “maneira permanente ou frequente de comportar-se”; na prática, hábito é o conjunto de atividades que fazemos em nosso dia a dia e como nos organizamos para dar conta de tantas atividades e compromissos. Afinal, sem organização e planejamento, é difícil dar conta de tudo. Afinal, trabalhar, dar atenção a família e cuidar da saúde física e mental são atividades importantes e merecem nossa atenção.

Na internet, existem várias listas e relatos de hábitos dos grandes líderes e empresários de sucesso, desde acordar cedo até se exercitar diariamente. Alguns desses super empresários têm hábitos pitorescos; dizem que Steve Jobs tinha mais de 100 calças jeans e camisetas pretas e só usava esse conjunto de roupas. Ele dizia que não gostava de perder tempo escolhendo o que vestir. Já Jeff Bazos, CEO da Amazon, diz que lava a louça de casa toda noite, hábito comum entre os mortais, mas esquisito para um dos homens mais ricos do planeta. O fato é que, com ou sem hábitos estranhos, esses grandes empresários são pioneiros em seus negócios e fazem coisas inovadoras, muitas vezes desacreditadas. Sem dúvidas, exercitar a curiosidade, o olhar apurado para o novo e a persistência são hábitos comuns entre eles.

A rotina desses grandes líderes se tornou uma obsessão entre profissionais que gostariam de ter tanto sucesso quanto eles e, por isso, se baseiam nas atividades diárias desses super gestores, na esperança de ter resultados parecidos. Não é à toa que o livro “O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” do escritor americano Charles Duhigg, lançado em 2012, já vendeu mais de 500 mil copias mundo afora.

Se inspirar nesses profissionais é excelente, eles têm muito a ensinar. Mas seguir à risca todos os hábitos deles pode não surtir os mesmos resultados que eles obtiveram na vida profissional. Cada pessoa tem seus limites e deve organizar sua rotina de acordo com sua realidade de vida. Não adianta acordar diariamente às 5h se você funciona melhor à noite; não adianta fazer o mesmo esporte que seu ídolo, se você não se identifica com ele. Por isso, adapte-se. Tenha eles como inspiração.

E foi inspirado neles que listei 10 hábitos que você pode adaptar a sua vida, otimizar seu tempo e trazer bons resultados a sua vida profissional e pessoal:

Evite as redes sociais

Muitos líderes dizem que rede social é uma grande perda de tempo. Óbvio que se você trabalha com as mídias sociais, o Instagram, Facebook, Twitter e afins são ferramentas de trabalho. Mas, se essa não for sua realidade, ao menos, evite perder muito tempo com as futilidades das redes.

Gaste seu tempo lendo, trocando ideias construtivas e que lhe faça crescer. É difícil, eu sei, mas se policiar para passar menos tempo on-line já é um começo.

Tenha foco e trabalhe duro

Antes de tudo, descubra no que você é bom, aquilo que você faz bem. A partir daí, dedique-se, trabalhe duro e com foco no que você acredita. Se você acreditar, todo o esforço vai valer a pena, seja acordar cedo ou trabalhar até tarde e nos finais de semana.

O sucesso é consequência de muito trabalho. Como diz o ditado: é um 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Aprenda com os fracassos

Encare o fracasso como um aprendizado. Não se envergonhe das suas quedas e não menospreze seus fracassos. Se você falhou, é porque tentou. E isso tem muito valor.

Pessoas bem-sucedidas aprendem as lições do fracasso para não cometer os mesmos erros novamente. Por isso, siga em frente, ignore os comentários negativos e vá em busca de seus objetivos.

Tenha propósito

Propósitos são as escolhas que fazemos ao longo da vida e, principalmente, aquilo que queremos de verdade. Vem de um desejo enorme de realizar, é o sonho que se concretiza.

Tenha certeza de que ter um propósito grande e com impacto, gera engajamento de todos a sua volta. Um bom líder impacta positivamente a vida de uma sociedade.

Seja curioso

Ninguém sabe de tudo. Por isso, questione o que vê, busque entender o porquê das coisas. A curiosidade é uma ferramenta importante para criar suas próprias impressões sobre o mundo.

Um líder curioso é inspirador para o time e motiva a empresa para o sucesso.

Aprenda com o time

Se você contratou um time de ponta, se beneficie disso. Um bom líder aprende com o time, escuta as opiniões e valorize os pontos de vista diferentes.

Liderar não é fornecer as respostas prontas, é encontrar as melhores respostas para os problemas e implantar soluções inteligentes.

Se desafie sempre

Um líder de sucesso não cai na rotina, ele busca novos desafios sempre. Sair da zona de conforto é a melhor forma de aprender e crescer.

Quanto mais você se desafia, mais confiança tem em si mesmo.

Assuma riscos

Um bom líder não corre riscos aleatórios, mas sempre corre riscos. Um líder corre riscos controlados, bem calculados e tem noção das consequências deles. Quanto maior o risco, maior pode ser a recompensa. Ou a queda.

Como disse Dale Carnegie: “Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.”

Invista no seu networking

Pessoas bem-sucedidas são engajadas com os amigos, a família e a equipe. Por isso, crie uma rede de relacionamento, tenha um guru, escute opiniões de quem já viveu muitas experiencias, sem deixar de se conectar ao novo.

Pense adiante

Esteja sempre conectado com o futuro. Faça hoje, pensando no amanhã. Pessoas de sucesso estão dispostas a se sacrificar hoje para colher depois.

Se você acredita de verdade, não desista. Um dia a recompensa vem.

Comentários

Últimas notícias