Quarentena

A quarentena em Pernambuco precisa vir acompanhada de fiscalização rígida. Governo não pode ser desmoralizado

A insuficiência de fiscalização já levou o lockdown de 2020 ao fracasso. Quando não se usa a força do Estado para garantir que os decretos do governador sejam cumpridos, para além do enfraquecimento de autoridade, temos ainda uma punição injusta aos honestos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 15/03/2021 às 19:04 | Atualizado em 15/03/2021 às 20:04
Análise
X

O governo quis dar a devida importância ao novo pacote de restrições anunciado e mostrar que ele é mais duro do que foi o lockdown de 2020. Chamar de "quarentena" foi o sinal mais claro dado pelo Palácio do Campo das Princesas.

Mas, nomenclaturas não resolvem se não houver fiscalização. 

Só existe uma coisa pior do que o sacrifício: o sacrifício em vão. O prejuízo que o setor produtivo terá nesses 10 dias iniciais de quarentena é difícil de calcular. O prejuízo social, por mais que se esteja contando com Auxílio Emergencial, é imenso.

A repercussão negativa para a economia e para a desigualdade é inimaginável. E tudo isso só será pior se não se alcançar resultado efetivo.

Para que o resultado aconteça, o governo precisa ter fiscalização. A insuficiência de fiscalização já levou o lockdown de 2020 ao fracasso.

Quando não se usa a força do Estado para garantir que os decretos do governador sejam cumpridos, para além do enfraquecimento de autoridade, temos ainda uma punição injusta aos honestos. 

Com 97% de ocupação nas UTIs, não fechar seria apoiar a morte ao invés de evitá-la.

Deveria ter sido feito antes.

Mas, caso se feche tudo e nem tudo se feche por falta de fiscalização, teremos, além das mortes, desmoralização e injustiça com os que cumprem a lei.

Tags

Autor