A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), tomará o caminho do aeroporto na próxima semana. Mas, ao contrário do que tem sido moda nas últimas semanas, não vai à Brasília integrar a transição de Lula (PT).
A tucana está de viagem marcada para a Inglaterra, à convite da Fundação Lemann. Somente cinco governadores, dos eleitos em 2022, foram convidados. A de Pernambuco é uma delas. Na viagem também estará o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Raquel e Leite têm se destacado após a eleição por terem conseguido romper a polarização nacional e terem sido eleitos sem declarar voto nem em Lula e nem em Bolsonaro. Ambos também são apontados como gestores modernos, com visão de futuro e o trabalho chama a atenção de grupos de internacionais buscando investir no país.
Raquel já esteve em Oxford, em 2018, quando era prefeita, para um seminário da Fundação Lemann voltado a gestores públicos, na área de Educação. Na época, a articulação da então prefeita rendeu uma parceria com o município de Caruaru que investiu forte na qualificação de professores.
A ideia é aproveitar a oportunidade mais uma vez, dessa vez para o estado.
A coluna apurou que Raquel já tem agendas programadas no Reino Unido com possíveis investidores internacionais. É um grupo que está disposto a investir no Brasil e quer conversar com a governadora eleita para iniciar o trabalho por Pernambuco.
A previsão é que ela embarque no início da semana e retorne ao Recife no domingo (27).