Destaques e análises políticas do Brasil e Pernambuco, com Igor Maciel

Cena Política

Por Igor Maciel
Cena Política

O PT espera reciprocidade de João Campos com espaço na chapa e vem pesquisa por aí

Confira a coluna Cena Política desta quinta-feira (28)

Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 27/09/2023 às 20:00
O prefeito do Recife, João Campos (PSB) e o presidente Lula (PT) em evento no Recife.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB) e o presidente Lula (PT) em evento no Recife. - RODOLFO LOEPERT/PREFEITURA DO RECIFE

Se depender do PT nacional, a tendência é que o partido apoie João Campos (PSB) em sua reeleição à prefeitura do Recife.

Mas, alerta uma fonte petista, a exigência de ter a vice na chapa é mais do que séria, é condição indispensável para o apoio.

Lista

Esta fonte do PT citou uma lista de nomes que o partido pode oferecer ao socialista para compor a chapa: a deputada estadual Rosa Amorim, o deputado federal Carlos Veras, a vereadora Liana Cirne, entre outros, estariam disponíveis para a articulação.

Somente a opção “nenhuma das anteriores” não existe. “Tem que ser alguém do PT na vice”, explicou.

A lógica

O argumento petista é que, apesar de o partido sempre ter candidato à prefeitura da capital, mesmo quando Eduardo Campos estava vivo e lançou Geraldo Julio (PSB), dessa vez não faria sentido ter uma aliança nacional com o PSB, sendo Geraldo Alckmin (PSB) vice-presidente, e em Recife abrir uma disputa eleitoral contra João.

Reciprocidade

A questão é que o PT colocou o PSB na vice nacional e espera reciprocidade nas eleições municipais.

Ninguém questiona o direito de, na aliança, Campos buscar a reeleição, mas o PT não quer ser coadjuvante.

E, nunca é demais mencionar, não se trata apenas da vice no Recife. Outros municípios pelo interior também fazem parte da negociação.

Vem pesquisa

No início de outubro, o Jornal do Commercio divulgará uma pesquisa exclusiva sobre o Recife e os possíveis candidatos à prefeitura.

João Campos terá seu trabalho avaliado e a popularidade da governadora Raquel Lyra (PSDB) na capital também será medida. Vários cenários para a eleição serão apresentados.

A partir de outubro teremos um ano até o pleito de 2024.

Conselheiros

No próximo domingo (1º) acontecem as eleições para conselheiros tutelares naquilo que já é considerada uma prévia da força de alguns grupos políticos municipais para as eleições do ano que vem.

Os conselheiros são escolhidos em cada região da cidade e têm como missão garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente em suas áreas.

A eleição deste ano está, inclusive, recebendo reforço da Justiça Eleitoral. O TRE-PE disponibilizou urnas eletrônicas para tornar mais seguro e rápido o processo.

Quase vereadores

Os conselheiros recebem salário durante o mandato de quatro anos e sempre tiveram seu apoio disputado por candidatos a vereador. Isso acontece por causa da influência que eles possuem em suas regiões político-administrativas.

Pode não parecer muito, mas a expectativa para a eleição, entre os vereadores com mandato e os que pretendem disputar em 2024, é grande.

Lideranças municipais podem se fortalecer ou perder a reeleição, por exemplo, a depender do resultado deste domingo.

Homenagem

"Pernambuco fala para o mundo" há mais de sete décadas, com informação, análise e prestação de serviços. Um registro dessa história foi feito pelo vereador Eriberto Rafael (PP), que propôs, e foi aprovada por unanimidade, uma homenagem à Rádio Jornal pelos seus 75 anos de existência. O evento aconteceu ontem, foi bastante prestigiado e contou com a presença de parlamentares, colaboradores da emissora e ouvintes.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS