Os direitos do consumidor, por Edilson Vieira

Consumidor

Por Edilson Vieira
PROJETO DE LEI

Boa notícia para quem paga ou vive de aluguel. Valor pago poderá ser deduzido do Imposto de Renda e valor recebido isento de IR. Entenda

Congresso Nacional analisa projeto de Lei que altera a tributação sobre aluguéis. Projeto já foi aprovado em Comissão do Senado

Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 06/07/2022 às 18:13
Placa de aluga-se ou vende-se no bairro de Boa Viagem - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Com informações da Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (5) um projeto de lei (PL 709/2022) que isenta do Imposto de Renda da Pessoa Física os ganhos com aluguéis de imóveis residenciais. A proposta, do senador Alexandre Silveira (PSD-MG), segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.

O projeto também permite a dedução no IRPF dos valores pagos por aluguel residencial e dobra o valor da multa para o contribuinte que omite ou falseia o recebimento de aluguéis: ela passaria a 150% do imposto devido.

O beneficio, se aprovado, terá validade até 2027 e não permite a dedução de gastos acessórios, como as taxas de condomínio, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e outros tributos relativos ao imóvel.

GASTOS COM HABITAÇÃO

A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a despesa das famílias com habitação é a maior do orçamento, alcançando 36,6%. Proporcionalmente, o gasto com habitação é mais alto para as pessoas mais pobres, de 39,2% da despesa total. Atualmente, essas despesas não são dedutíveis.

Segundo Silveira, a matéria pretende estimular a regularização fiscal das declarações com renda de locação de imóveis residenciais. Para o autor, a medida vai aumentar a arrecadação porque “cria incentivos econômicos para que locadores e locatários declarem formalmente os aluguéis e pune com maior rigor aqueles que deixarem de fazê-lo”.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS