
Na UPE, metade das vagas é preenchida pelo Sisu. Os outros 50% são ocupados pelos aprovados no vestibular seriado (SSA). Foto: Diego Nigro / JC Imagem
A Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu aumentar o ponto de corte para o próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve abrir inscrições em janeiro de 2019.
O Sisu é uma plataforma online, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne vagas de graduações de mais de 130 universidades públicas. Para se inscrever é preciso fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendadas para 4 e 11 de novembro.
Para concorrer às 1.740 vagas que a UPE disponibiliza no Sisu, o vestibulando tem que tirar no mínimo 400 pontos na redação e 350 pontos nas outras quatro provas objetivas (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática).
Até a última edição do Sisu, em janeiro deste ano, essas notas eram 350 e 300, respectivamente. Houve, portanto, um aumento de 50 pontos em cada teste.
“Fazemos uma análise a cada triênio. Observamos o comportamento das notas dos candidatos que ingressaram e achamos que daria para elevar um pouco o ponto de corte”, justifica o presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins.
A UPE permanece com a decisão de não aplicar pesos. Ou seja: não há disciplina específica de acordo com o curso que o candidato pretende concorrer.
Significa que o fera de medicina, por exemplo, tem que se dar bem em todas as provas, assim como o fera de administração ou de engenharia ou de qualquer outra graduação.
Veja
aqui as mudanças que a UFPE anunciou também para o Sisu 2019