COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Professora comenta redação do Enem digital e alerta para não haver fuga ao tema

"O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" é o tema do texto que deve ser escrito pelos candidatos na tarde deste domingo

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 31/01/2021 às 15:21 | Atualizado em 31/01/2021 às 15:44
Notícia
X

Na tarde deste domingo (31) acontece o Enem digital. Uma das provas é a redação, cujo tema foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Para a professora Ana Cristina Verdasca, do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a maioria dos candidatos não deve ter tido problema para escrever o texto.

Os 93.079 inscritos no Enem digital terão que fazer a dissertação e responder 45 questões objetivas de ciências humanas e 45 de linguagens. Apenas a redação é feita manualmente. Os outros testes são respondidos no computador, em locais em que foram designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo exame. Neste domingo o exame vai até 19h.

O Enem digital continuará no próximo domingo com provas de matemática e ciências da natureza. 

"Certamente, o participante não encontrou dificuldades no entendimento do tema. As desigualdades existem e todos reconhecem que esse é um problema seriíssimo do Brasil. É preciso atentar, no entanto, para a palavra “desafio”, presente no tema. Caso contrário, o candidato pode começar a escrever sobre preconceito, por exemplo, e acabar não discutindo sobre 'o desafio de reduzir as desigualdades'", comenta Ana Cristina.

"Muitos são os acontecimentos que podem ser utilizados para desenvolver os argumentos. Levantar as questões históricas que provocaram tais desigualdades é um bom caminho para mostrar que as dificuldades no combate à desigualdade têm raízes num passado muito distante, tornando cada vez mais difícil a solução do problema", observa a professora.

"Outra possibilidade é utilizar alguns fatos atuais, como a recente crise causada pela falta de oxigênio que agravou a pandemia em Manaus. Pode-se citar, também, a migração dos venezuelanos para o estado do Pará, que causa um empobrecimento ainda maior na região", ressalta Ana Cristina.

"Ainda é possível citar a lenta recuperação econômica de algumas localidades no pós-pandemia. Esse grande número de possibilidades na abordagem do tema pode ser, também, um complicador, já que há apenas 30 linhas. Por isso, é necessário planejar muito bem o texto para evitar a subjetividade", enfatiza a professora.

Correção

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero. Veja o que zera a prova:

• Fuga ao tema proposto ou tipo textual diferente do dissertativo-argumentativo;

• Desrespeito à seriedade do exame, com uso de impropérios ou outras formas de anulação da redação;

• Cópia integral de textos motivadores ou do Caderno de Questões;

• Presença de parte deliberadamente desconectada do texto;

• Texto escrito em língua estrangeira, ilegível ou com menos de 7 linhas

 

 

 

Tags

Autor