O segundo dia da greve dos professores da rede estadual de Pernambuco, nesta terça-feira (20), teve adesão de 75% da categoria, segundo balanço do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). No primeiro dia, a entidade não divulgou percentual de participação dos docentes no movimento. Os mestres são contrários ao retorno das aulas presenciais com a justificativa de que os números da pandemia de covid-19 no Estado são altos, o que põe em risco a comunidade escolar. As aulas remotas estão mantidas.
O índice de adesão à paralisação apresentado pela Secretaria Estadual de Educação é bem diferente. O órgão informa que as escolas contaram com a presença de 88% dos professores. Significa que para o governo, a greve teve participação de 12% nesta terça-feira. Na segunda, a secretaria disse que houve 90% dos profissionais nas escolas. O Estado soma cerca de 33 mil docentes na rede estadual.
- Sintepe ignora Justiça e garante que greve dos professores, marcada para segunda-feira, está mantida
- Colégios da rede estadual de Pernambuco retornam ao ensino presencial sob ameaça de greve dos professores
- Adesão ao primeiro dia de greve dos professores da rede estadual de Pernambuco é de 10%, segundo governo
- Tribunal de Contas e Ministério Público divulgam recomendações para retorno de aulas presenciais em escolas municipais de Pernambuco
"Nas escolas que visitamos hoje, que estavam funcionando parcialmente, verificamos a categoria se sentindo pressionada no seu exercício livre do direito de greve", destacou a vice-presidente do Sintepe, Ivete Caetano. O sindicato realizou um ato simbólico em frente à Escola de Referência Joaquim Távora, no bairro da Madalena, no Recife. O tema da paralisação é #GrevePelaVida.
A direção informa que "vai recorrer na Justiça da sentença em favor do Governo do Estado de Pernambuco que considera a greve ilegal e impõe multa de R$ 200 mil ao sindicato". Nesta quarta-feira (21), Ivete Caetano informa que será divulgada a data da próxima assembleia da categoria.
A Secretaria de Educação de Pernambuco não quis comentar sobre a queixa de Ivete Caetano em relação à pressão que os docentes estariam sofrendo para não fazer greve.
ESTUDANTES
Em relação à presença dos estudantes nas escolas estaduais nesta terça-feira, a Secretaria de Educação comunica que 56% dos alunos estiveram presentes (na segunda foram 55%). Estão autorizadas a voltar para o ensino presencial as turmas da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e dos 3º anos do ensino médio.