Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Provas do Encceja acontecem neste domingo. Veja horários e regras

Exame é voltado para quem deseja certificação do ensino fundamental e do ensino médio. Há 1,6 milhão de inscritos

Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 28/08/2021 às 15:41 | Atualizado em 28/08/2021 às 15:42
Com a nota do Enem, candidatos podem concorrer a vagas em mais de cem universidades públicas, pelo Sisu - YACY RIBEIRO/ ACERVO JC IMAGEM

Com informações do Inep

Jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa participam, neste domingo (29), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A avaliação é gratuita e voltada para quem deseja a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. Estão inscritos, em todo o País, 1,6 milhão de candidatos que farão os testes em 622 cidades.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, são 301.438 inscritos que buscam a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio. As provas acontecerão nos turnos da manhã e da tarde. É importante ficar atento às regras para evitar imprevistos.

De manhã, os portões serão abertos às 8h e fecham às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h. Já à tarde o acesso estará liberado às 14h30 e fechado às 15h15. Os testes serão das 15h30 às 20h30.

O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante será avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia.

No caso do ensino médio, serão verificados os conhecimentos em ciências da natureza, matemática, linguagens e ciências humanas.

Cartão de confirmação

Para saber o local em que fará provas, o candidato deve acessar seu Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Encceja. No cartão, também é possível confirmar a data e os horários do exame, assim como o número de inscrição. O documento ainda registra se o participante deve ser tratado pelo nome social ou contar com atendimento especializado. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação do exame.

Documentos aceitos

É obrigatório apresentar documento de identificação na hora. São aceitos:
* carteira de identidade, seja ela expedida por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas
* carteira de identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados
* Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração (n.º 13.445/2017), também está entre as documentações válidas, assim como o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
* Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade poderá ser apresentada
* Passaporte
* Carteira Nacional de Habilitação
* Carteira de Trabalho e Previdência Social

O QUE LEVAR

Devido à pandemia de covid-19, é obrigatório usar máscara durante a realização das provas, que têm que ser respondidas com caneta de tinta preta de material transparente. É permitido levar frasco de álcool e luvas. Mas haverá álcool nas salas.

O Inep informa que o uso da máscara é obrigatório desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para alguns perfis de participantes (previstos no edital), como os com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, desde que indicado na inscrição. Cada participante, inclusive, poderá levar máscaras para trocar o equipamento de proteção ao longo do exame.

É recomendado que cada um leve a própria garrafa de água para consumo — não há a necessidade de ser em material transparente. Os itens serão vistoriados por aplicadores fiscais, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19.

COVID-19

As pessoas com sintomas de covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas previstas no edital não devem comparecer ao local de provas. A orientação do Inep é para que esses participantes solicitem a reaplicação a partir da segunda-feira, 30 de agosto. Inscritos que não compareceram porque apresentaram sintomas na véspera do exame poderão fazer essa solicitação até 3 de setembro, sexta-feira, por meio do Sistema Encceja.

O prazo também vale para participantes prejudicados por problemas logísticos. Será necessário comprovar a condição que motivou a ausência e os casos serão analisados individualmente pelo Inep. A regra vale para pessoas com sintomas de covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS