Somente na próxima sexta-feira (08), os estudantes que participaram ano passado da primeira e da segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) - o SSA 1 e o SSA 2, respectivamente - saberão as notas que tiraram. Essa data é o prazo limite estipulado no manual do candidato para liberação dos resultados individuais.
Segundo o pró-reitor de graduação da UPE e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, as médias só serão divulgadas na sexta-feira mesmo.
PARTICIPAÇÃO
O SSA 1 é realizado por alunos do 1º ano do ensino médio e do SSA 2 pelos adolescentes do 2º ano. Em 2021 as provas ocorreram nos dias 11 e 12 de dezembro.
Na página do processo de ingresso será possível conferir o listão geral com nome e média de cada candidato. Nesse caso, qualquer pessoa pode ver o resultado.
Já para conferir os desempenhos por disciplina (é divulgada a nota que o estudante tirou em cada prova), é necessário acessar a página usando login e senha cadastrados durante a inscrição.
No SSA 1 havia 25.907 inscritos, mas 3.332 faltaram. Para o SSA 2 eram 19.687 candidatos. Desses, 2.240 não compareceram.
FORMATO
No vestibular seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação.
A escolha pelo curso só é feita no SSA 3. Na composição da média final, o SSA 1 vale 30%, o SSA 2 também 30% e o SSA 3, 40%.
A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.