COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: que informações o candidato pode trocar depois de efetuada a inscrição?

Provas serão realizadas dias 13 e 20 de novembro. Inscrição vai até 21 de maio e taxa de R$ 85 pode ser paga até 27 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 12/05/2022 às 17:43 | Atualizado em 12/05/2022 às 17:53
Notícia
X

Candidatos têm até 21 de maio para se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de um milhão de estudantes já se cadastraram na página do participante apenas no primeiro dia de inscrição, a última terça-feira (10). As provas serão realizadas em 13 e 20 de novembro. Qualquer pessoa pode fazer o exame, independentemente de haver concluído ou não o ensino médio.

É importante que o estudante, ao se cadastrar, preste atenção nas informações exigidas para não ter problemas depois. Além de preencher o formulário com dados pessoais, é preciso responder um questionário socioeconômico com 25 perguntas.

O candidato faz ainda três escolhas: qual o formato do Enem deseja participar (impresso ou digital), em qual cidade quer fazer as provas (em Pernambuco são 83 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha para o modelo impresso) e na prova de linguagens, vai responder questões de inglês ou espanhol?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, dessas três escolhas, somente uma não pode ser alterada: o modelo do exame. Uma vez finalizada a inscrição, o estudante não pode trocar do modelo impresso para o digital ou vice-versa.

Até 23h59 de 21 de maio, último dia de inscrição, é possível, para quem já se inscreveu, conforme o Inep:

Atualizar dados de contato
Trocar o município de provas
Mudar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol)
Alterar o tipo de atendimento especializado
Trocar a foto anexada

Mas há uma exceção: quem escolher o Enem digital não pode modificar a cidade de realização do exame. Isso porque há uma quantidade limitada de vagas por Estado e por município. Para Pernambuco são 3 mil vagas, sendo 2 mil no Recife, 500 em Caruaru, no Agreste, e 500 em Petrolina, no Sertão.

LOGIN 

Antes de começar a inscrição, o estudante precisa utilizar login e senha únicos, cadastrados no portal do Governo Federal. Quem não possui o login pode criá-lo neste endereço eletrônico. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. Caso o participante já tenha cadastro, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la.

PAGAMENTO

Somente após o fim da inscrição o candidato acessar a página do participante para escolher que forma de pagamento vai querer: boleto bancário, pix ou cartão de crédito (esses dois últimos são novidades nesta edição de 2022). A taxa de R$ 85 pode ser quitada até 27 de maio.

CURSO SUPERIOR

Para quem planeja fazer um curso superior em universidade pública do País, é imprescindível participar do Enem. São poucas as instituições públicas do Brasil que ainda mantem vestibulares próprios.

A maioria participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo de seleção coordenado pelo MEC, para preencher vagas nas graduações e que usa o resultado do Enem.

Para ter ideia do tamanho do Sisu, na última edição, realizada em janeiro passado, foram ofertadas 221.790 vagas em 125 universidades.

Em Pernambuco, todas as quatro universidades federais disponibilizam 100% das suas vagas no Sisu: UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE.

CRONOGRAMA

Até 21 de maio - Inscrição
Até 27 de maio - Pagamento da taxa de inscrição

PROVAS

13 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas, com 5h30 de duração
20 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática, com 5h de duração

QUEM PODE PARTICIPAR

Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

Tags

Autor