COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Falta pouco para acabar prazo de inscrição no Enem 2022

Candidatos podem se inscrever até este sábado, na página do participante. Taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser paga até dia 27

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 20/05/2022 às 11:36 | Atualizado em 20/05/2022 às 11:42
Notícia
X

Com Agência Brasil

Falta pouco para acabar o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Candidatos têm até 23h59 deste sábado (21) para acessar a página do participante e se inscrever. As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro nos dois formatos, impresso e digital.

Para quem planeja fazer um curso superior em universidade pública do País, é imprescindível participar do exame. Poucas instituições públicas do Brasil ainda mantêm vestibulares próprios. A maioria participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo de seleção coordenado pelo MEC, para preencher vagas nas graduações e que usa o resultado do Enem.

Após a inscrição, o estudante deve pagar a taxa, no valor de R$ 85, até a sexta-feira da próxima semana, dia 27. É preciso acessar a página do participante com login e senha cadastrados no portal do governo federal (Gov.br) para escolher a forma de pagamento.

A novidade é a possibilidade de pagar por pix ou cartão de crédito. Ha ainda o tradicional boleto. Nesse caso, é gerada uma Guia de Recolhimento da União que deve ser quitada em bancos ou casas lotéricas.

Nome social

O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmar a opção na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Para os candidatos que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita, o Inep orienta que seja feita a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Para esse procedimento, será necessário apresentar uma lista de documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.

Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB).

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, além de universidades em Portugal.

 

Tags

Autor