Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
PROPOSTA

Mensalidade em universidade pública pode virar realidade. Entenda

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19 determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos

Cadastrado por

Agência Câmara

Publicado em 23/05/2022 às 23:54 | Atualizado em 25/05/2022 às 16:19
DENÚNCIA Pedido oficial de averiguação está com a UFPE desde 2020, mas as ameaças de morte não cessaram - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19, que determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos. A gratuidade será mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Para o deputado General Peternelli (PSL-SP), autor da PEC, a gratuidade atual gera distorções graves na sociedade, pois privilegia os alunos de família de maior renda, que estudam em escolas particulares. “O gasto público nessas universidades é desigual e favorece os mais ricos. Não seria correto que toda a sociedade financie o estudo de jovens de classes mais altas”, disse.

Ele citou um estudo do Banco Mundial, divulgado em 2017, que recomendou a cobrança de mensalidade nas universidades públicas como forma de diminuir as desigualdades sociais no País.

Tramitação

A PEC 206/19 entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para análise da admissibilidade, o que deve ocorrer nesta terça-feira (24). Se aprovada, será criada uma comissão especial para debater e votar o mérito da proposta, que depois passará pelo Plenário da Câmara.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS