O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta sexta-feira (14), em seu site, o documento “A Redação do Enem 2022 – Cartilha do Participante”.
Entre outros aspectos, a cartilha Enem 2022 traz a matriz de referência da prova, detalha as cinco competências avaliadas e explica o processo de correção. A cartilha conta, ainda, com amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) na edição de 2021 do Enem.
Entenda como é calculada a nota do Enem
Os participantes do Enem 2022 precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da sua formação.
A nota da redação do Enem 2022 poderá chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, quantidade de linhas abaixo de sete no total, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Como é a correção da redação do Enem?
O processo de correção é monitorado em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Inep. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.
Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.
Qual é a data do Enem 2022?
O Inep aplicará o Enem 2022 em dois domingos (13 e 20 de novembro) para 3.396.632 pessoas.
O tema da redação será o mesmo para as duas versões: impressa e digital. Cabe pontuar que a redação da versão em computador do exame será realizada em material impresso.