O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está prestes a acontecer. A prova será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro.
Pela terceira vez seguida, o Enem terá também uma versão digital. Algumas pessoas podem se confundir com isso, achando que será permitido fazer o Enem de suas casas, o que não é possível.
O Enem Digital é realizado em locais que são indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seguindo tanto os horários como também as regras da aplicação normal, com a prova em papel.
É NECESSÁRIO LEVAR CANETA PARA O ENEM DIGITAL?
Como a prova é feita em um computador, pode surgir a dúvida sobre a necessidade de levar uma caneta e SIM, quem for prestar o Enem Digital precisa levar uma caneta esferográfica preta, feita em material transparente.
COMO FUNCIONA O ENEM DIGITAL? O TEMA DO ENEM DIGITAL É DIFERENTE?
A divisão de provas e questões do Enem Digital é a mesma do físico. São quatro versões de prova, seguindo o mesmo padrão de quatro cores diferentes.
As provas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza tem 45 questões cada, totalizando 180 questões.
A redação é que acaba sendo da mesma forma para os dois formatos da prova. Terá que ser manuscrita, numa folha que será entregue no dia.
A novidade é que, pela primeira vez, o tema da redação do Enem Digital será O MESMO da versão física.
COMO É O GABARITO DO ENEM DIGITAL?
Como toda a prova é feita no computador (com exceção da redação), o gabarito também é online e fica disponível em todo o momento para acesso do candidato.
Cada pessoa também recebe uma folha com o gabarito impresso para que possa levar suas respostas para casa, mas para isso terá que ficar até pelo menos 30 minutos antes do fim do horário de aplicação.