A mobilização está sendo organizada por instituições da sociedade civil. O ato vai contar com lançamento de foguetes de garrafa pet, campeonato de aviões de papel e observação do sol justamente na área que deve ser retirada do Espaço Ciência.
Também haverá confecção de cartazes em defesa do museu. Os visitantes poderão ainda conhecer os equipamentos instalados na área, como um avião Xavante, uma maquete do VLS-Veículo Lançador de Satélite e um giroscópio.
A doação do terreno foi aprovada em regime de urgência na Assembleia Legislativa, em um projeto enviado pelo Executivo Estadual, no último mês de outubro. A área de 8.200m² foi doada para a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) para a instalação de um Data Center conectado a cabos submarinos de fibra óptica.
"Não somos contra a chegada dos cabos submarinos em Pernambuco. Muito pelo contrário. O que não aceitamos é que haja qualquer interferência ou destruição de um projeto museológico de interesse público, que atende gratuitamente mais de 120 mil visitantes todos os anos", afirma o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, em um texto publicado no site do museu.
O Espaço Ciência ocupa uma área total de 120 mil m². É um dos poucos museus no Brasil que combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto.
Além de exposições de alta qualidade museográfica, possui planetário, auditório, anfiteatro, hall de exposições e centro educacional. Tem também um manguezal que passa pelo museu e serve para contemplação, estudos e aprendizagens.