Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO: conheça o ex-governador que assumirá o MEC no governo Lula

Durante reunião em Brasília, foi decidido que o Ministério da Educação do terceiro governo Lula ficará a cargo do ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT).

Cadastrado por

Milena Galvão

Publicado em 21/12/2022 às 9:02
Camilo Santana (PT) confirmou que Izolda Cela será a secretária executiva do MEC - BLOG IMAGEM

Desde a vitória de Lula no segundo turno, muito especulou-se sobre os nomes que fariam parte da equipe ministerial do petista. Após um primeiro anúncio de alguns dos ministros do novo governo, foi acertado quem ficará à frente da pasta da Educação.

Em reunião na noite desta segunda-feira (19), foi decidido que o Ministério da Educação do terceiro governo Lula ficará a cargo do ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT)

Também estavam presentes, na reunião, a atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica, e o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além do governador eleito do Ceará, Eumano de Freitas. As informações são do colunista do G1 Gerson Camarotti. 

Izolda Cela

Muito especulou-se que a pasta da Educação ficaria, na verdade, a cargo da atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). 

A professora que deixou o PDT neste ano para apoiar Lula é considerada uma das responsáveis pela evolução da educação pública em seu Estado.

Aliados de Lula no Ceará cobravam sua nomeação, pois argumentam que Izolda "perdeu muito" ao apoiar o petista, como uma amizade de anos com Ciro Gomes, presidenciável derrotado do PDT.

Izolda Cela - Governo do Ceará

Quem é Camilo Santana?

Camilo Santana é natural da cidade do Crato, no Cariri, e tem 54 anos de idade. O petista, que é professor e engenheiro agrônomo, governou o Ceará de 2015 a abril de 2022.

Antes de governar o Ceará, Camilo Santana foi deputado estadual (2007-2011) e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (2007-2011) e de Cidades (em 2011) durante os governos de Cid Gomes (PDT), hoje senador.

O petista já foi próximo do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), mas ficou ao lado de Lula após uma briga interna entre PT e PDT no Ceará nas eleições 2022. 

Camilo Santana também fez parte da equipe de transição de Lula, mas na área de Desenvolvimento Regional.

Camilo Santana - Wilson Dias/Agência Brasil

Camilo Santana foi eleito senador pelo Ceará nas eleições 2022.

MINISTROS DO GOVERNO LULA JÁ ANUNCIADOS

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS