O ministro da Educação Camilo Santana antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o MEC, as notas estarão disponíveis a partir de amanhã (09/02).
Assim que forem liberadas, todas as notas poderão ser consultados na Página do Participante do Inep. Por meio de tais resultados, os participantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, que seleciona estudantes para instituições públicas ao redor de todo o Brasil.
Que dia sai o resultado do Enem 2022?
Segundo o Inep, as notas do Enem 2022 estavam previstas para serem liberadas no dia 13 de fevereiro.
No entanto, o MEC informou a mudança nesta quarta-feira (08) durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.
Estamos antecipando o resultado do Enem, que estava previsto para a semana que vem. O resultado será divulgado amanhã, dia 9. Isso vai facilitar também todo o acesso dos nossos alunos ao SisuCamilo Santana
Para consultar as notas, o estudante deverá entrar na Página do Participante e fazer o login, informando o CPF e a senha cadastrados no sistema.
Espelho da redação e vista pedagógica
Os candidatos que desejam acessar o espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas, terão que esperar até abril, quando serão liberados junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos.
Em 2022, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Gabaritos Enem 2022
Os gabaritos oficiais do Enem estão disponíveis desde o dia 23 de novembro. Para acessá-los, basta entrar no portal do Inep.
Todavia, levando em consideração que o Enem utiliza como método de correção a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo com os gabaritos em mão, ainda não é possível saber qual foi a nota da prova, as quais variam de acordo com os acertos e erros dos estudantes em cada prova.
Dessa forma, a nota não é calculada levando em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova.
Que dia abre o SISU 2023?
O Ministério da Educação (MEC) antecipou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023), do Programa Universidade para Todos (Prouni 2023) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2023).
O novo período de inscrições para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023, no período de Carnaval.
O resultado do Sisu será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, estava previsto para ocorrer apenas no dia 7 de março.
A inscrição ao Sisu é gratuita e feita pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
226 mil vagas estão disponíveis para consulta no Sisu
A primeira edição do Sisu 2023 oferece 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação.
É possível visualizar as vagas disponíveis por modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização no site do Sisu.
O estudante pode acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que fazem parte desta edição.
Data de inscrição do Enem 2023
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (2), as datas mais importantes referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
A seguir, você confere o calendário do Enem 2023:
- Inscrições: de 8 a 19 de maio;
- Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
- Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.
Contudo, o Inep alerta para o fato de que tais datas podem ser alteradas "em decorrências da necessidade de ajuste das etapas inerentes à sua realização ou inviabilidade de alguma delas".